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Datas Comemorativas no Brasil – Confira 7 dicas para aumentar as vendas do seu negócio

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O calendário comercial brasileiro é cheio de datas comemorativas ótimas para vender mais, como Carnaval, Dia da Mulher, Dia do Consumidor ou Cliente, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e muitas outras.

A importância dessas datas é tanta que representam em torno de 34% do faturamento anual, além disso de acordo com Ebit/Nielsen, em 2020, essas datas comemorativas chegam a movimentar aproximadamente R$30,1 bilhões.

Mas é válido ressaltar que não basta ter seu e-commerce ou loja física sem preparar o seu negócio para receber os consumidores e oferecer experiências únicas. Por isso acompanhe neste artigo e aprenda 7 dias para aumentar a venda do seu negócio.

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1 – Utilize gatilhos mentais

Eles são estímulos cerebrais que acabam provocando reações instintivas nas pessoas e quando aplicados de maneira correta a ação esperada é a compra. Confira os mais utilizados:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Reciprocidade;
  • Prova social;
  • Autoridade;
  • Afinidade;
  • Compromisso.

Quando utilizamos as frases “últimas unidades” ou “só hoje” acabamos despertando no consumidor o desejo de compra e a tendência é que o negócio seja fechado rapidamente, eles são representados pelos gatilhos de urgência e escassez.

2 – Faça o planejamento das datas comemorativas para alavancar as suas vendas

São diversas datas comemorativas ao longo do ano e cada uma exige que você idealize uma estratégia única, afinal cada uma tem um foco diferente.

Dessa maneira, é importante que você elabore um calendário comercial e defina para cada data comemorativa, os seguintes pontos:

  • Estratégias;
  • Objetivos e metas;
  • Plano de ação;
  • Métricas e indicadores.

Dessa maneira, você projeta uma ação assertiva com foco onde quer chegar e o que quer alcançar.

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3 – Mantenha sempre o seu estoque organizado

Se a sua pretensão é vender mais, precisa sempre ter mercadoria disponível, por isso compre tudo com antecedência para garantir um preço bom e quantidade suficiente para as suas vendas naquele período.

Mas, é válido lembrar que não pode exagerar, por isso que o planejamento é imprescindível, com ele em mãos, você conseguirá manter seu estoque organizado e prever tudo que necessitará.

4 – Invista em treinamento para os seus colaboradores

Quando há um aumento nas vendas, é normal que os funcionários fiquem sobrecarregados, afinal, há um aumento na demanda, consequentemente terão mais encomendas para separar no estoque e mais pedidos para serem entregues.

Com isso, é primordial investir no preparo da sua equipe ou até contratar funcionários para essas datas pontuais, dessa maneira você garante boas experiências para os seus consumidores.

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5 – Ofereça descontos e condições especiais nas datas comemorativas

Sabemos que um bom desconto é uma excelente isca para atrair novos consumidores e manter os antigos. Por isso, é interessante oferecer condições especiais em produtos ou serviços que tenham relação com a data comemorativa.

Além de descontos, você pode investir em cupons para dar um incentivo a fidelização de clientes como ganhar descontos se você indicar alguém, pontos em clubes de fidelidade, frete grátis, brindes e muitos outros.

6 – Crie uma comunicação de marca

Toda estratégia criada para o seu negócio precisa estar alinhada aos objetivos, com isso é importante ter um padrão na hora de transmitir os valores da marca para dar um norte as campanhas de todas as datas comemorativas.

Para fazer uma comunicação coerente, é importante estudar o comportamento do consumidor, dessa forma será possível definir o tom de voz adequado.

Além disso, é bom prestar atenção na escolha dos canais de comunicação, já que hoje temos vários pontos de contato com os clientes, como telefone, WhatsApp, Redes Sociais e outros.

Escolha o que for ideal para a sua estratégia e o que se encaixar melhor dentro da pesquisa que você realizou.

7 – Invista em Marketing

Todas as ações que são pensadas ou projetas para agregar valor em um serviço, produto ou marca fazem parte do marketing, é por esse motivo que separar um valor para investir na estratégia é imprescindível para aumentar o seu faturamento, inclusive nas datas comemorativas.

Vale apostar em SEO, e-mail marketing, links patrocinados nas redes sociais para chamar novos clientes, parcerias com influenciadores digitais, marketing de conteúdo e outros.

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Por isso, é importante saber aproveitar as datas comemorativas para vender mais, entretanto, para que haja faturamento com os períodos sazonais, é necessário preparar o seu negócio, seja ele online ou físico, e apostar em estratégias para atrair, converter e fidelizar consumidores.

Precisa de uma estratégia anual para datas comemorativas para o seu negócio? Entre em contato conosco para alavancar ainda mais o seu negócio em 2023.

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