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Dicionário do Marketing digital

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Mais um texto com curiosidades de marketing digital, mas o de hoje creio que seja mais um manual sobre linguagem. Existem alguns termos no marketing digital que deixam muitas pessoas confusas. Então, montamos o dicionário do marketing digital.

Assim, você consegue descobrir aqueles termos cabeludos e o que significa cada um deles. Vamos lá então?

AIDA

Essa sigla significa ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO. Usada para o processo de construção de um relacionamento entre empresa e cliente. Dessa forma, mais próxima de quando falamos sobre funil de vendas.

BANNER

São anúncios utilizados em formato de imagem ou vídeo. Hoje temos até a possibilidade de desenvolver imagens animadas. Assim, utilizando-os podemos direcionar pessoas para um determinado lugar, site, Landing pages, redes sociais. Contudo isso dependerá da sua estratégia de marketing.

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BLOG

Originalmente criado para ser uma espécie de diário virtual, hoje é utilizado para propagar conhecimento. Contudo, é bem vindo em uma estratégia digital. Quer saber mais sobre blog, nós temos alguns artigos que podem te ajudar. Por que ter um blog no meu site?
Como transformar meu blog em uma máquina de leads?

Por-que-ter-um-Blog-no-meu-site

CALL TO ACTION

Call to Action ou chamado para ação é exatamente o que o nome representa. É uma chamada para que pessoas cliquem e sejam redirecionada para algo que as interesse. Por exemplo, um clique para realizar o download de um E-book.

CRM

Sigla para Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com clientes). Envolve organização de reuniões, feedbacks, controle de informações, conversas, troca de e-mails, ligações, etc. Então para conhecer seu cliente profundamente e saber como satisfazer suas necessidades, com o objetivo de fidelizá-lo e estreitar o relacionamento com ele.

CTR

Click Through Rate, calcula a porcentagem de pessoas que, ao serem expostas a um click, clicaram nele. Aliás é muito útil para calcular o resultado de redes sociais, e-mail marketing e etc.

CPM

A sigla CPM, no Marketing Digital, é um dos custos referentes à campanhas de anúncio digital, e significa Custo por Mil Impressões. Contudo grandes sites, blogs e portais de notícias costumam precificar desta maneira.

CPV

O CPV e uma sigla que no marketing digital significa Custo por Visualização. Sobretudo quando você impulsiona uma postagem ou um conteúdo, é obtido um CPV. Ao passo que indica o rendimento pelo que você está investindo para que os usuários visualizem o seu material.

ENGAJAMENTO

Engajamento é toda interação que seu público tem com o que você está falando. Por exemplo, um post no facebook, todas as reações (carinhas ou emojis) que um usuário usar no seu post como likes curtir e etc, é considerado para essa métrica.

Engajamento-likes

FACEBOOK ADS

Plataforma de anúncios do Facebook. Por meio dela você pode realizar anúncios pagos para ampliar seu alcance, conversão e fazer algum tipo de promoção. Se quiser descobrir mais a fundo sobre o que é essa plataforma clique aqui.

FUNIL DE VENDAS

Qualquer dicionário do marketing digital precisa incluir este termo, que é tão importante que merece seu próprio artigo. De forma muito básica – isso é quase uma injustiça, mas vamos lá! -, o funil de vendas é uma estratégia de marketing pautada na produção de conteúdo “por estágios”.

O topo do funil é a apresentação de um problema ou questão ao seu possível cliente, o meio do funil é o processo de “convencimento” e aproximação e o fundo do funil é o momento da finalização do processo, ou seja, da compra.

KEYWORD OU PALAVRA-CHAVE

Palavra que serve para identificar elementos que tenham entre si alguma relação de semelhança ou que pertençam a um mesmo grupo, e que estejam integrados num conjunto estruturado e catalogado de informações. Traduzindo, são termos que o Google utiliza para classificar os conteúdos.

Bom, esses são alguns termos que você deve conhecer pra não ficar perdido no mundo de marketing digital. Vamos dividir em 2 partes esse conteúdo para que seja mais fácil de absorver.

Nós temos um quadro no Instagram que a #LoopaExplica tudo o que você precisa saber sobre marketing digital. Segue a gente lá e tire sua dúvida diretamente com a Loopa.

LINK PATROCINADO

Anúncio pago, normalmente exibido em local de destaque em uma página. Decerto um bom exemplo são anúncios com o ADS do Google.

ROI

Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento. É a relação entre o dinheiro que você ganhou e o dinheiro que foi investido em uma estratégia de marketing. Sobretudo a partir do ROI, você consegue descobrir se a sua estratégia precisa ser reformulada ou não.

ROI

SEO

SERACH ENGINE OPTIMIZATION, o SEO é o que hoje está “mandando” no tráfego e ranqueamento de sites nos mecanismos de busca. Se você está querendo aparecer sem gastar muito dinheiro, essa é a saída mais rápida e barata. Contudo é muito trabalhosa e técnica.

Mas, um trabalho de SEO bem feito pode resultar e resultados muito bons e melhor, orgânicos. Assim você conquista seus clientes.

TAXA DE ABERTURA

Porcentagem de leads que abriram os e-mails enviados por sua companha. Também auxilia no acompanhamento das estratégias de marketing digital focadas em automação de marketing.

TAXA DE CONVERSÃO

Porcentagem de usuários que cumprem uma meta estabelecida e que se tornam clientes ou potenciais clientes (leads), entre outras “conversões” possíveis, como baixar um e-book, por exemplo.

Taxa-de-conversão-dicionario-marketing-digital

WEBINAR

Conteúdo em formato de vídeo, ao vivo ou gravado, que é disponibilizado para o seu público. Pode ser um seminário ou um debate por exemplo.

Esperamos que este dicionário do marketing digital tenha ajudado a entender um pouco mais sobre este campo tão amplo e eficiente do marketing.

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Até semana que vem!

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