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Manual da Marca – Entenda para que ele serve

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Você sabe qual é a importância do manual da marca para o seu negócio? O que ele precisa ter e como organizar?

O manual da marca ele é composto por regras de como ou não usar a sua marca perante o mercado.

Mas afinal, o que é o Manual da Marca?

Ele é um documento que contém todas as informações necessárias sobre a identidade da sua marca, como cores, tipografias, grafismos, espaçamentos, padrões e outros detalhes.

O Manual da Marca geralmente é desenvolvido por um designer e não há muitas regras de como cria-lo. Ele é importante para garantir um padrão de comunicação e que ela seja seguida onde for.

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Quando é necessário criar um Manual?

Essa é uma resposta simples, a partir do momento que uma empresa é idealizada, é necessário que junto a isso haja também a criação do manual da marca.

Mas é importante ressaltar que caso você tenha como objetivo o crescimento do seu negócio é primordial contratar o serviço de uma agência para fazer todo o estudo da sua marca e a criação do manual.

Entenda a importância de ter um Manual da Marca

A missão de ter o manual de marca da sua empresa é padronizar toda a comunicação e a identidade da marca de maneira aprofundada.

Isso é feita através da descrição de cada cor, tipografia, tom da comunicação e muitos outros detalhes, e isso tudo vai te ajudar a garantir que a sua comunicação tenha uma consistência em qualquer lugar que ela for aplicada, fazendo com que qualquer pessoa que veja reconheça onde estiver.

Como esse documento serve como uma guia, fica muito mais fácil de qualquer profissional, seja ele colaboradores ou fornecedores, compreenderem a identidade do seu negócio e reproduzi-la ou aplicá-la sem dificuldade alguma.

Chegou a hora de entender o que realmente compõe um Manual da Marca

Agora que já sabemos o que é, quando precisa cria-lo e sua importância, chegou o momento de entendermos cada item que estará presente neste documento.

Introdução

A Introdução precisa estar presente, que consiste em uma apresentação com um breve resumo do que será encontrado naquele documento.

Sumário

É importante ter um sumário caso o manual da marca apresente muitas páginas para que os profissionais possam consultá-lo de maneira mais ágil. Mas caso o documento seja simples o sumário não é tão necessário.

Tom de voz

A marca não é composta só por elementos visuais, a maneira como ela se expressa, o seu tom de voz é também uma forte característica que ajuda a fixar ainda mais a marca na mente do público e do mercado.

Por esse detalhe, é sempre importante trazer no manual da marca a maneira como a empresa se comunica.

Justificativa do seu logo

Depois do tom de voz, vem outro detalhe importante para a sua empresa, a explicação do seu logo, ele é o que representará a sua marca e a fará ser reconhecida em qualquer lugar.

Nessa parte, será abordado todo o conceito utilizado para a criação do logo, juntamente com o porquê de cada elemento adicionado na construção, além de mostrar as maneiras corretas da utilização do seu logo. Pelo fato de o manual da marca ser um guia, é preciso explicar as maneiras corretas de reproduzir o seu logo, por isso é importante descrever as proporções corretas, o tamanho mínimo de aplicação e quais as variações que ele pode ser utilizado, além disso dê exemplos de tudo isso visualmente.

As cores da marca

Nesta parte, será esclarecido o uso das cores que foram escolhidas para a representação do seu negócio, além disso irá conter os códigos RGB, CMYK ou Pantone.

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Tipografia

Chegou a hora de explicar a tipografia selecionada para a comunicação do seu negócio e a sua hierarquia, mostrando qual é a fonte que será utilizada em títulos, subtítulos e em até parágrafos de texto corrido seguido dos porquês dessas escolhas.

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Estilo Fotográfico

Sim, é isso mesmo, é importante ponderar um estilo fotográfico caso o seu negócio tenha para que ele seja mostrado com exatidão, fazendo com que a qualidade seja mantida e a identidade do estilo fotográfico.

Grafísmos

Ele é um dos itens principais de uma identidade visual, não podendo ficar de fora do manual da marca. Esses elementos de grafismos são utilizados na composição da identidade da marca podem ser exibidos de diversas formas, como patterns, texturas, ícones, ilustrações, formas geométricas e muitas outras.

Aplicação

Aqui será mostrado como suas peças de comunicação podem ser construídas, com regras, especificações e regras de layout.

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É um item muito importante para auxiliar todos os profissionais que ficarão responsáveis pela sua comunicação visual e ter um direcionamento muito mais eficaz.

Por isso, é muito importante ter o manual da marca para o seu negócio, afinal sem ela a sua comunicação não terá um padrão, trazendo possíveis problemas para o seu negócio como a falta de estratégias.

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