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Para entender mais profundamente essa questão, o primeiro passo é entender o que é storytelling. A tradução do termo já antecipa, trata-se do ato de contar histórias. O National Storytelling Network (NSN), dos Estados Unidos, o define como: 

“Storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras.”

National Storytelling Network

Ou seja, o Storytelling nada mais é que o ato de se contar uma boa história. E que em sua maior parte das vezes, quer dizer relevante. Então não é apenas se juntar com os amigos, pensar em uma história e sair contando, ela precisa reter a atenção do interlocutor – esteja ele onde estiver – e que, marque-o, fique em sua memória. Por isso precisa ser uma narrativa bem articulada, com começo, meio (muito bem desenvolvido) e final específicos, prendendo a atenção do seu público.

O-que-é-storytelling

E tudo isso se resumo ao fator principal: relevância. Com o mercado da comunicação disparado nos últimos tempos, e a grande massa das mídias, foi ficando mais e mais difícil que anunciantes se mantivessem significativos. Por isso é compreensível, então, que o mercado de comunicação se aproprie de recursos de narrativa para combater a dispersão. E não apenas o mercado de comunicação afinal, quase toda comunicação envolve contar uma história.

Mas porque o Storytelling é importante para meu negócio?

O conceito apresentado pelo Storytelling é exatamente a reflexão que precisamos utilizar. Justamente por conta do momento em que vivemos, de comunicação em massa e relações cada vez mais superficiais. Contudo a sua marca precisa ampliar a presença na memória do consumidor. E não fica somente preso dentro das quatro paredes da sua empresa, faz parte do seu dia a dia como empreendedor convencer as pessoas. Assim aprimorando suas narrativas você pode conseguir um imenso benefício do seu consumidor muito buscado por todo empresário: a sua atenção.

Quais etapas posso seguir na hora de criar uma boa história?

Encontre a mensagem que quer passar

Chegou a hora de você definir aquilo que você quer passar, a sua principal mensagem a ser lembrada. Pense consigo mesmo “O que o meu público, precisa ser lembrado?” Não pense que surgirá de imediato, isso levara tempo e muita reflexão sobre seus objetivos.

Chegou a hora da mensagem virar seu slogan

Ou seja, uma frase forte e significativa, que vai resumir exatamente o que você quer passar na mensagem. Aqui chegou a hora de abusar completamente da sua criatividade, e não se preocupe se não for seu forte, peça ajuda para aquele amigo que domina o assunto. Assim vai facilitar com que sua mensagem seja lembrada por sua audiência. 

Sloga-storytelling

O Começo, meio e fim:

Toda e qualquer mensagem, só chega ao seu fim com eficiência e um grande sucesso quando é construída aos poucos. Mas claro de forma consistente. Abuse também de outras mensagens junto a sua, indicando o caminho que quer percorrer e onde quer chegar, como exemplos e metáforas. E para encerrar, busque sempre uma conclusão poderosa, que ajude a manter a mensagem cravada na memoria de quem assistiu à apresentação.

E PARA NÃO FICAR APENAS EM PALAVRAS, VEJAM ALGUNS COMERCIAIS QUE USARAM MUITO BEM DA TECNICA DO STORYTELLING:

Esperamos que esse artigo seja muito util para o aprimoramento do seu conhecimento. Então, de aquela força para nós! Compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude a Loopa a ajudar mais pessoas. Vamos deixar uma sugestão de leitura para você não parar de estudar! Se você que saber o porque um blog é um maneira poderosa de ganhar confiança com seu público clique aqui.

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