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Marketing de Relacionamento: Qual a sua importãncia?

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Você já deve ter ouvido falar sobre Marketing de Relacionamento, correto? Mas com certeza você já se perguntou, o que é isso?

Bom nesse artigo vamos explicar o que é Marketing de Relacionamento e qual sua importância. Então, acompanhe o artigo até o final.

O que é Marketing de Relacionamento?

Marketing de Relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como objetivo a fidelização e clientes. Assim reforçando laços de amizade e proximidade com seus clientes, mas também podendo ser usado com parceiros, fornecedores e colaboradores.

O grande objetivo é fazer com que seus clientes se tornem fãs de seus produtos ou serviços. Assim, tendo chances de eles mesmo realizarem a própria divulgação.

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Como implanto na minha empresa?

Para criar um plano de marketing de relacionamento, você precisa implantar a cultura de fidelização dos clientes junto a seus colaboradores. Pois a relação entre empresa e o cliente se inicia no primeiro contato.

Por isso, desde o primeiro momento, a empresa precisa ter um sistema de atendimento que cative o seu cliente. Dessa forma que a relação seja concluída com a venda do produto/serviço e se estenda para outras operações de vendas.

Para que a empresa tenha êxito e sucesso com sua estratégia de relacionamento, é importante que os clientes falem de seus produtos e serviços de maneira positiva. Dessa forma é criada uma importância deles em sua vida, e assim criando maior relevância e credibilidade.

Isto é, os seus clientes irão se tornar uma de suas formas de propaganda. Assim estimulando novas pessoas a adquirirem os seu produtos e serviços. Pois eles não são mais clientes comuns, são fãs da sua marca. Dessa forma propagaram de forma gratuita o retorno que seus produtos e serviços trazem para eles.

Para que a empresa crie e implante um relacionamento positivo e que gere frutos é importante que tenha suas ações direcionadas para seus clientes. Dessa forma fazendo com que eles se sintam peça importante dessa relação construída.

Para estreitar os laços dessa relação, as empresas devem utilizar de todos os meios possíveis, como:

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Tik Tok
  • Blog
  • YouTube

Mas para isso dar certo é preciso identificar seu público alvo, temos um artigo explicando a importância no nosso blog.

É muito comum em uma estratégia de marketing de relacionamento criar um programa de fidelidade. Um ótimo exemplo é aquele cartãozinho que você compra 10 lanches e ganha um no final. Tradicional e ainda funciona muito bem.

Com base em dados de seus clientes, podem ser criadas campanhas voltadas para eles. Dessa maneira um programa da fidelidade que ofereça uma bonificação mediante a compras feita por eles.

Por meio desse programa, busque surpreender e agradar seus clientes, de forma que através da fidelidade ele tenha vantagens em continuar com essa relação comercial.

No entanto, na hora de criar um programa de fidelidade que bonifique o seu cliente, empresa precisa ter cuidado para que a bonificação não traga prejuízos a ela.

Relacionamento e Atendimento ao Cliente

O atendimento ao cliente é um diferencial que sua empresa deve oferecer. Dessa forma os seus clientes vão sentir-se diferenciados pela forma que são atendidos. A forma que a empresa trata um cliente é praticamente 50% do resultado da fidelização, ou seja, se você fizer um ótimo atendimento você está a um passo de fideliza-lo.

Por isso, para que o planejamento de Marketing de relacionamento seja um sucesso, é fundamental que os colaboradores da empresa sejam formados e treinados com base na cultura da empresa e nos planos de marketing que foram traçados.

Contudo, é de grande importância que a empresa apresente aos seus colaboradores as suas estratégias e como cada um deles é importante para o bom relacionamento entre a empresa e o cliente.

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Agora vamos dar algumas dicas para um bom marketing de relacionamento.

O que você acha de conhecer algumas práticas para ter sucesso em sua estratégia de marketing de relacionamento?

Conhecer os clientes

Nós já citamos a importância de identificar seu público. Deixamos até uma sugestão de leitura. Esse é um trabalho que muitas empresas subestimam, ao longo do tempo. Acabam com um Banco de dados incompleto, desatualizado e quando mais precisam não conseguem ter uma comunicação eficiente.

Então, aproveite todas as oportunidades para verificar os dados cadastrais mais importantes. Isso pode ser feito rapidamente após cada compra, por exemplo.

Outra dica é enviar uma pesquisa de satisfação aos clientes. De maneira regular você garante que a maioria irá responder. Associe a um brinde para aumentar a relevância dessa pesquisa.

Além disso, muitos clientes espontaneamente apresentam suas avaliações durante o atendimento. Você pode treinar sua equipe para registrar opiniões, sugestões e críticas construtivas.

Segmentar e Personalizar

O Banco de dados dos clientes é muito importante. No entanto, ele não vale de nada se não for bem utilizado. Em outras palavras, é preciso fazer alguma coisa com todas as informações, certo?

O que você precisa é segmentar os seus clientes de acordo com critérios relevantes. Assim você poderá criar abordagens personalizadas para cada segmento.

Criar ações que incentivem retorno

As ações que incentivam o retorno estabelecem um ciclo em que fica mais fácil desenvolver o relacionamento com o cliente, a longo prazo.

O exemplo são os programas de fidelidade. Lembra do cartão de 10 lanches? Exatamente, você gastou com 10 lanches por que o produto é realmente relevante para você e você vai voltar para buscar o seu lanche gratuito.

Outro bom exemplo é a pesquisa com brinde, que citamos logo ali acima. Você precisa fazer uma atualização cadastral, de um brinde para quem responde, cupom de desconto ou algo do gênero. A chance de resposta para sua pesquisa será maior tendo assim o retorno do seu cliente.

Ser sistemático

O marketing de relacionamento só traz frutos se tiver um desenvolvimento sólido e sistemático. Além disso, é baseado no longo prazo. Não basta satisfazer o cliente por um momento e após, esquecer dele.

Pense como um casamento entre 2 pessoas, o marido sempre deve surpreender a mulher de alguma maneira, flores, doces, refeições. A mulher com carinho, atenção, suporte (ambos precisam), se um não retribui o ao outro a relação se desgasta e acontece o divórcio. Com o cliente funciona da mesma forma, se não houver essa atenção com seu cliente haverá o seu “divórcio”.

Monitorar os resultados

Sempre iremos recomendar o monitoramento. A melhora maneira de você evitar e consertar erros estratégicos e monitorando suas ações.

Então, monitore seus processos operacionais e estratégicos da campanha de relacionamento. Evite erros, seja assertivo e conquiste seus objetivos no final!!

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Trabalhar com relacionamento em duas vias

Marketing de relacionamento não consiste em falar com o cliente. Também é muito importante ouvi-lo. Claro, é necessário ter os canais certos para isso.

Muitas empresas erram por não ter um canal de comunicação adequado para receber reclamações, ou responder perguntas de seus clientes.

É por isso que um site como o Reclame Aqui se tornou tão popular. Ele trouxe uma via para o cliente se expressar e ser ouvido, algo que as próprias empresas não oferecem!!

A dica é fazer com que os canais de ouvidoria sejam menos burocráticos para dialogar com o cliente.

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