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5 Armas para conquistar clientes na Internet ?

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Por que algumas empresas conseguem atrair clientes pela internet regularmente, enquanto outras dificilmente recebem contatos de pessoas interessadas? O que elas fazem de tão diferente? Se você tem dúvidas sobre como atrair clientes pela internet para a sua empresa, neste artigo você verá que isso não precisa ser um desafio.

Para conquistar novos clientes pela internet, você precisa investir (tempo e/ou dinheiro) em Marketing digital. Marketing digital é uma série de estratégias e táticas online, englobadas em um planejamento estratégico para atingir os objetivos de marketing de uma empresa, negócio ou pessoa. 

Os objetivos de marketing estão relacionados ao que se deseja alcançar, como por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca, capturar leads, atrair novos clientes, entre outros. Para alcançar tais objetivos, são implementadas diversas táticas através de criação de site, marketing de conteúdo, campanhas de tráfego pago e outras. 

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No meio corporativo, a importância e a influência das mídias sociais crescem a cada dia:

  • os usuários que têm um perfil em, pelo menos, uma rede social estão em constante crescimento. Ou seja, é o lugar certo para procurar seus clientes;
  • o compartilhamento dos conteúdos com a própria rede de contatos aumenta em nível exponencial. Isso significa que seus consumidores podem se tornar seus maiores divulgadores;
  • o tempo que os usuários passam nas redes sociais torna-se, a cada dia, mais frequente.

Ainda, é importante acrescentar a influência cada vez maior da utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com os quais é possível acessar as redes sociais mais facilmente e em praticamente qualquer momento e lugar. As mídias sociais, portanto, estão sendo responsáveis pelo impacto cada vez mais significativo sobre as decisões de compra e o reconhecimento das marcas.

Por que uma empresa deve estar presente nas redes sociais?

Assim como em um negócio “offline”, o seu negócio precisa se fazer presente na internet para ser visto pelos seus clientes. Afinal de contas, eles precisam te encontrar. Funciona como em um supermercado, se você estiver na prateleira ao alcance dos olhos do consumidor, possuir atratividade na comunicação do seu produto e um preço competitivo, suas chances de atrair o cliente crescem exponencialmente. 

O mesmo acontece na internet. 

É preciso marcar presença nesse território e isso significa: Ter um site – adaptado para mobile -, possuir perfis nas redes sociais, um canal no YouTube (se fizer sentido e se for possível), ter um Blog com conteúdo relevante e, principalmente, estar presente na busca do Google. O Google é o ponto de partida para a busca de mais de 90% das pessoas na internet, segundo o Search Engine Journal. Por isso, é fundamental que você garanta sua presença nele! 

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Pode-se dizer que ter uma página corporativa nas redes sociais é tão importante quanto ter seu site otimizado para ser encontrado no Google, porque:

  • aos olhos dos usuários, as empresas que possuem perfis sociais são avaliadas positivamente;
  • uma organização que possui um número elevado de fãs e cria muito engajamento tem mais possibilidades de atrair e alcançar milhares de clientes potenciais;
  • por meio das mídias sociais, os usuários podem ter contato direto com as corporações, e estas podem mostrar o seu lado humano;
  • pelas redes sociais, é possível sentir-se parte dos próprios usuários e fazê-los parte de um projeto;
  • é possível influenciar as escolhas dos consumidores;
  • esses meios de comunicação oferecem a possibilidade de monitorar os comentários e gerir a reputação da marca;
  • as novas mídias conduzem tráfego ao site da empresa;
  • fornecem maior visibilidade em relação aos concorrentes.

Então, quais são essas 5 armas?

1 – Engaje os seus usuários:

Isso significa oferecer conteúdos de valor, informativos, relevantes e úteis. O importante é criar uma mistura de qualidade e quantidade — não apenas um ou outro. E para isso, você tem de entender como criar, de modo regular, grande quantidade de conteúdo de qualidade e que atenda às necessidades de seus fãs.

Para fazer isso, você deve desenvolver um plano de publicação por meio do qual você pode planejar as informações e ter uma visão completa do que e quando vai publicar, por meio de testes contínuos para otimizar a comunicação. Descobrir como conquistar novos clientes com as mídias sociais não é tão simples porque cada empresa possui diferentes características, e a estratégia a ser aplicada também contará com o resultado dos erros. 

Algumas boas práticas para aumentar o engajamento:

  • recomende algo para seus usuários;
  • dê-lhes nova visão ou nova utilização de seus produtos;
  • mostre por que eles devem escolher os seus serviços em vez de outros;
  • tente explicar como resolver um problema comum;
  • tente descobrir o que seus clientes realmente querem;
  • em suma, encontre uma maneira de ajudar o seu público.

Coloque-se no lugar deles: por que eles deveriam perder precioso tempo lendo suas postagens ou assistindo aos seus vídeos?

2 – Distribuição de conteúdos:

Além de produzir conteúdo, é preciso que ele esteja disponível para o seu cliente. 

E como você pode fazer isso? 

Como já foi falado, é preciso que você esteja presente nas Redes Sociais. Dê preferência para as redes onde o seu público atua. Assim, o seu foco será melhor. Faça uma análise do seu Target e da concorrência e esteja presente onde eles estão.

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A partir daí, é necessário que o conteúdo produzido para o site seja compartilhado nas redes sociais. Assim, você consegue atrair clientes potenciais para o seu negócio utilizando diferentes canais. 

Além disso, não esqueça de manter um bom relacionamento e envolvimento com os seus seguidores. É fundamental que você responda os comentários e mensagens o mais rápido possível e de forma transparente. 

3 – Utilize marketing de conteúdo:

A ideia desse tipo de comunicação é engajar o público-alvo com conteúdo gratuito, que seja útil em sua jornada de compra e, depois, fazer uma oferta para que a dor desse lead seja resolvida com o produto ou serviço da empresa.

Esse já foi o futuro do marketing, da propaganda e das campanhas de venda. Hoje, ele é o presente. Absoluto.

Vamos a alguns números:

  • 84% dos millennials (que serão metade de toda a força de trabalho até o ano 2020) não confiam na publicidade tradicional (McCarthy Group, 2015)
  • Até 2016, mais de 600 milhões de dispositivos contavam com bloqueadores de anúncios (Millennials at the Gate, 2016)
  • 91% dos anúncios tradicionais na web são visualizados por menos de 1 segundo (Lumen, 2016)
  • 86% dos compradores começam sua busca por produtos em conteúdo não relacionado diretamente a marcas (GroupM, 2017)
  • 70% a 80% dos usuários ignoram os resultados pagos nas buscas do Google (IMforza, 2017)
  • O mercado do marketing de conteúdo atinge a cifra de US$ 12 bilhões anuais nos Estados Unidos e deve crescer mais de 14% ao ano até 2022 (PQMedia, 2017)
  • Mais da metade das decisões de compra B2B (de empresa para empresa) são baseadas em conteúdo (Demand Gen Report, 2016).

4 – Organize ofertas exclusivas para seus seguidores:

Para engajar e converter seus fãs em clientes, crie ofertas específicas para os seus seguidores. Escolha um intervalo de tempo durante o qual seus fãs possam usufruir de determinados descontos. Isso fará com que eles se sintam especiais e exclusivos, e você terá a oportunidade de realizar outras vendas para eles. Isso também os engajará a falar positivamente do seu negócio pelas redes sociais.

5 – Crie landing pages:

Landing pages são essenciais para quem deseja captar clientes online. Elas servem de porta de entrada para que o usuário interessado no universo de seu produto ou serviço registre ali seu interesse, de alguma forma.Normalmente, esse tipo de página é usada para capturar o e-mail do lead, que então entra em um funil de vendas.

Para criar uma landing page, lembre de reduzir ao máximo as informações para que ela contenha apenas o essencial. Faça um textinho curto, que chame a atenção e que lembre ao usuário o que ele tem a ganhar se ele fizer o cadastro. Para isso, ofereça alguma recompensa interessante, algum material grátis que o ajude a resolver alguma demanda importante.

Pode ser um e-book ou infográfico, por exemplo.

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IDEIA A MAIS

Indicações de clientes atuais: Uma das melhores maneiras de captar mais clientes é através do marketing boca a boca. Com a indicação de quem já usa o seu produto ou serviço, você ganha autoridade. E, assim, tem maior probabilidade de conquistar e converter o interesse em comprador.Para obter mais indicações de seus clientes, uma boa medida é incentivá-los.

Você pode fazer isso de forma simples, mencionando em uma conversa, e também dando algum benefício, como um desconto vinculado àquela recomendação. Dessa forma, os dois lados ganham: você aumenta sua cartela de consumidores, e o seu cliente atual recebe algum tipo de bonificação por se dispor a ajudar. Você vai ver que a conversa com alguém que já conta com uma indicação será muito mais tranquila e a chance da venda, maior.

Por isso, lembre sempre que o atendimento é um dos pilares de sustentação do seu negócio. Se você não der atenção para ele, corre sérios riscos. Normalmente, o cliente que não está satisfeito não deixa apenas de elogiar o seu trabalho, mas também o critica, seja entre amigos ou nas redes sociais.

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