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Se você está pensando em começar a desenvolver sites, ou até mesmo criar campanhas de captação de Leads já ouviu falar em Landing Page? E o quanto essa “técnica” é importante para gerar novos clientes.

O que é uma Landing page?

Landing Page nada mais que uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as Landing Pages são muito usadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

Estrutura-landing-pages

Imagine o seguinte cenário: você está atraindo milhões de visitas todos os meses para o seu blog e seu site. Porém, não consegue levá-las para o próximo passo, que é continuar caminhando pelo funil de vendas em direção à compra.

Na teoria, todas essas visitas são ótimas, mas na prática elas não estão realmente impactando o seu negócio.

Utilizando as Landing Page

Para isso, são criadas páginas específicas, que deixam de lado elementos que possam distrair a atenção do usuário. Como menu, excesso de texto ou outras informações que são dispensáveis dentro do objetivo que é: fazer com que o usuário realize uma ação.

No contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page uma página criada com um objetivo único: a conversão. Porém, uma Landing Page também pode conter uma oferta especial, a conclusão de uma compra ou qualquer outra ação que faça sentido dentro da sua estratégia.

A confirmação da conversão e a atração de um potencial cliente para a sua base de contatos depende dessa estratégia. Por isso, um dos principais erros no marketing digital é não dar valor a landing page e tratá-la como uma homepage.

Funil-de-vendas

Dentro de uma estratégia de Marketing no geral, essa ação é preencher um formulário em troca de algum conteúdo de mais valor. O que nós chamamos de materiais ricos —, como ebooks, infográficos, planilhas ou qualquer outro conteúdo que seja bom o suficiente a ponto de valer o fornecimento de seus dados.

Mas você pode estar pensando “Por que eu quero que os meus visitantes preencham esses formulários e realizem essas ações?”.

E a resposta é simples: gerar leads.

Na maior parte das vezes, as landing pages são a porta de entrada dos prospects para a jornada de compra. Nesses canais, visitantes podem virar leads e leads podem virar leads qualificados, que, posteriormente, se tornarão clientes reais do seu negócio.

Leads-Landing-pages

Por isso, ao fazer um bom trabalho nas suas landing pages, você poderá gerar mais conversões para sua empresa, aumentando o potencial de resultados do seu negócio e tornando sua estratégia mais rentável e lucrativa.

6 elementos essenciais para uma boa Landing Page:

Agora que você já sabe exatamente o que são e a importância das Landing Pages, é fundamental criar páginas que realmente atendam essa demanda: conversão. Existem alguns elementos que são indispensáveis para uma Landing Page de sucesso. 

Títulos e Subtítulos

Os textos desses elementos devem ser simples e diretos, ajudando o internauta a perceber a proposta da página, o que ele ganhará e que deve fazer para isso. Em geral, os títulos ganham destaque em tamanho e cor e criam o interesse no usuário, enquanto os subtítulos dão mais informações sobre a oferta para ajudá-lo a entender o valor e se convencer de tomar alguma ação positiva, como baixar um e-book ou comprar um produto.

Descrição

Algumas pessoas dispensam essa etapa, mas, na prática, isso vai depender muito mais da sua persona do que de qualquer outra coisa.

Porém, caso você opte por uma descrição, é fundamental que ela passe uma mensagem, de maneira sucinta, sobre o objetivo da oferta e o valor que ela pode gerar para quem converter.

Imagens

Evite generalismo ou imagens de bancos de imagens que já foram muito usadas, pois isso pode atrapalhar a conversão. No caso de softwares ou ofertas de produtos que possam ser mostradas de alguma forma, opte por fazê-lo. Mostre telas do software e partes do webinar/eBook para transmitir credibilidade sobre a oferta.

Caso você ou ninguém da sua equipe tenha experiência com edição de imagens, sites como o placeit.net e o canva.com podem te ajudar a criar imagens para capas de eBooks e outros materiais.

Oferta

Depois de conquistar a atenção do seu potencial cliente, você deve convencê-lo de que a oferta da sua landing page vale o tempo dele (e o dinheiro, se você estiver vendendo algo). Esse é o momento de usar os gatilhos mentais para apresentar seu produto, serviço ou material para download de forma interessante e que estimule a conversão. Lembre-se de destacar os benefícios da oferta e o que o seu potencial vai sair ganhando ou qual problema será resolvido, se ele completar a conversão.

Formulário

É a parte que mais te interessa não é mesmo?

Os formulários são outra parte muito importante de uma Landing Page, especialmente porque eles serão o “pagamento” que você receberá em troca daquela oferta. Por isso, deixe claro todos os campos de preenchimento, facilite a vida de quem está realizando esse processo dando opções práticas de preenchimento. Como campos suspensos, em que a pessoa só precisa escolher uma opção — e seja o mais breve possível.

Landing Pages possuem possibilidades infinitas para aperfeiçoar a sua estratégia, gerar mais oportunidades e por isso são indispensáveis quando falamos em Marketing de Conteúdo.

A partir dai, esperamos que você tenha muito sucesso na sua estratégia de geração de leads. Para isso, vale tudo: ebooks, assinaturas, quizzes, jogos, testes grátis, podcasts, vídeos, webinars, divulgação de eventos, cursos…

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