fbpx
Logo-loopa-branco

Tendências para o marketing de conteúdo em 2020

Tendencias-Marketing-de-conteudo-2020-capa
Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe

Chegamos ao ano de 2020 e antes mesmo dele nos dar o ar da graça, os questionamentos sobre novas tendências começam. Assim os crescimentos no mercado para essa “nova década” se torna um grande assunto nas redes de pesquisa. Então, vamos falar um pouco sobre as tendências para Marketing de conteúdo em 2020.

Os conteúdos em vídeos continuam crescendo e a busca por se aprofundar ainda mais. Por isso gerar coisas novas é o grande destaque, claro que sempre com ótima qualidade.

Tendencias-Marketing-de-conteudo-2020

Não nos resta mais dúvidas que o Marketing de Conteúdo é um dos fatores mais importantes e a realidade estratégica de muitas empresas, agências e profissionais de comunicação. A busca incansável por novas maneiras de gerar conteúdo e estudos de tendências, abre novas perspectivas para esse ano.

Tenho certeza que, uma ou outra tendência que vamos mencionar você já conhece ou até mesmo consome. Mas não fique triste pois algumas já foram testadas e outras tem tudo para dar certo e crescer nos próximos anos.

Estratégias de voz e áudio

voozer-Audio-texto

Quem nunca entrou em um site e logo de cara já viu uma barrinha logo acima do texto? Esse tipo de ação é conhecida como Audio Marketing, já é muito usado pelos usuários hoje em dia e tem ganho o seu espacinho nas estratégias de conteúdo de muitas empresas, um estudo descobriu que 65% dos usuários utilizam assistentes pessoais (IA) regularmente.

  • 40% usam para obter instruções enquanto dirigem;
  • 25% fazem chamadas;
  • 23% ditam textos ou e-mails;
  • 17% recebem atualizações;
  • 9% realizam outras tarefas, como definir lembretes de compromisso
microfone-tendencias-podcast

O grande crescimento que esse tipo de conteúdo em 2019 chamou a grande atenção dos usuários e criadores de conteúdos. Assim formatos como podcasts aparecendo se tornam grandes investimentos. Essa realidade indica um forte aumento para 2020, só aqui no Brasil o crescimento por esse tipo de conteúdo tem uma média de 67%.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Se assim como nós você também gosta de usar aqueles filtros no instagram ou já viu esse dogzinho pelas redes sociais, com certeza sabe do que vamos começar a falar.

Realidade-aumentada-IA-Marketing-de-conteúdo

Estar no meio da comunicação, ser um criador de conteúdo ou até mesmo um usuário bem curioso que busca estar por dentro de tudo, já ouviu falar dessa grande novidade que apareceu no ano de 2019 e pode sim se tornar um dos principais meios de divulgação no ano de 2020. 

Um exemplo que podemos usar que fez bastante sucesso é o da National Geographic: Instalando um grande painel no meio do shopping as pessoas que passavam em volta tinha a chance de “entrarem no mundo da National Geographic”.

É com esse tipo de uso que o Marketing de Conteúdo pode aproveitar tecnologia para dar suporte a diferentes conteúdos, ajudando a ilustrar produtos ou simular experiências. Esperamos que cada vez mais empresas estejam de olhos abertos para as diferentes possibilidades de inserir a realidade aumentada em suas estratégias.

Live Streaming

Se você está na internet hoje já deve ter ouvido algum amigo, alguém do trabalho ou até mesmo um familiar dizer que está assistindo uma live ou “vendo uma streaming”. Esse tipo de conteúdo aumentou e muito a sua repercussão em 2019 e as expectativas de se tornar uma tendência ainda maior em 2020 são muito grandes, não importa a ocasião, há sempre um público fiel e engajado a fim de assistir a um conteúdo.

Lives ou Live streaming são transmissões feitas por criadores de conteúdo (ou qualquer pessoa que tenha um aparelho que se conecte à internet) que tem o grande diferencial de serem ao vivo e ainda permitir que o espectador interaja direto com o streamer.

Fortnite-jogos

Muitos influenciadores já estão aderindo essa nova febre, mas também cresce o número de marcas que usam o espaço para divulgar seu produtos, serviços, eventos e aumentar o seu engajamento com o público. As lives estão disponíveis em várias plataformas: YouTube, Facebook e Instagram, entre as principais. É fácil perceber que o live streaming é um dos modelos que serão uma das tendências de Marketing de Conteúdo para 2020.

Storytelling

Você sabe contar histórias? O storytelling não é uma novidade no universo do marketing, mas deve se intensificar em 2020, ainda mais na produção de conteúdo. A ideia é criar um conteúdo contando uma história, utilizando elementos específicos, como personagem, ambiente, conflito e uma mensagem, com começo, meio e fim, como um roteiro, o que é muito comum entre os conteudistas.

Storytelling-tendencias-marketing-conteudo-2020

A ideia é estreitar laços, motivar emoções do usuário e permitir uma comunicação mais próxima com a marca. O objetivo é motivá-lo e levá-lo a uma ação.

Essas tendências que preparamos são algumas das várias coisas que podemos ver ainda em 2020, o mercado de comunicação não cansa de crescer, se você quer conhecer mais algumas técnicas incríveis que podem ajudar o seu negócio a crescer e quebrar barreiras não perca nenhum texto da Loopa. E se gostou desse texto deixei aqui nos comentários sua opinião e podemos preparar mais algumas novidades que podemos esperar ansiosos para 2020.

Quer receber novidades da Loopa?

Receba todas as novidades! É simples basta deixar seu e-mail e clicar no botão enviar!

Compartilhe com seus amigos!