Há empresas no mercado que possuem a marca tão forte que, quando um consumidor pensa em um produto, elas são as primeiras opções que vem na cabeça.
Essa lembrança é criada através de uma série de elementos, sendo um deles o slogan.
Com certeza você já ouviu a frase “Amo muito tudo isso” e sabe de qual marca ele é, isso nos mostra o poder de um slogan, trazendo um reconhecimento da marca.
Por esse motivo, se você pretende criar uma conexão com o seu público e fazer com que a sua marca fixe na mente, você precisa entender e aprender tudo sobre slogan.
Entenda o que é Slogan
Ele é uma frase de efeito usada no marketing para que ela seja fixada na mente do seu público. O slogan atua juntamente com o logo, identidade visual e o posicionamento da marca, para que haja a construção sólida e memorável do seu negócio.
Por isso, a ideia principal do slogan é fazer com que o seu público se lembre da sua marca em primeiro lugar quando aparecer uma necessidade que tenha relação com o seu produto ou serviço.
Confira os elementos de um slogan
No momento da criação de um slogan você pode encontrar um pouco de dificuldade para conseguir definir a frase ideal para a sua empresa. Para te ajudar nesse processo, selecionamos 5 elementos essenciais que todo bom slogan deve ter.
1 – Seja Original
Ele precisa se destacar entre os seus concorrentes, por isso, você precisa criar uma frase que seja extremamente original e faça com que o seu público se lembre apenas da sua empresa quando ouvi-la.
Caso você acabe criando um slogan mais comum, poderá sofrer comparações ou até mesmo lembrar de outra empresa antes da sua.
2 – Seja Simples e Objetivo
Um ponto imprescindível na hora de criar o seu slogan é que ele precisa causar um grande impacto rápido, sem muitas palavras e precisa ser de fácil entendimento.
3 – Impacto
O seu público precisa ser impactado pelo seu slogan, por isso ele precisa ser marcante.
Por isso, o primeiro contato das pessoas com o seu negócio precisa ser positivo e intenso, então crie um slogan que traga boas sensações para o seu público e chame a atenção.
4 – Atemporal
O slogan ele precisa se adequar independente do tempo, assim como toda a imagem da sua marca, com isso, você precisa pensar em uma frase que faça sentido em qualquer período.
Fazendo um slogan atemporal fará com que a sua empresa se torne sólida, além das pessoas se lembrarem dela por causa dessa frase da qual tiveram contato ao longo dos anos.
5 – Fácil fixação ou memorização
Outro ponto importante na criação do seu slogan é ele ser de fácil memorização, ou seja, pense em uma frase que transmita o que a sua marca é e que fique gravada na memória do seu público.
Entenda a importância de ter um slogan
Ele irá atuar de maneira direta na forma de como o seu público olha para a sua empresa, além de ser muito importante para a captação de clientes através de gatilhos mentais.
Além disso, o slogan é imprescindível para a divulgação da sua empresa e de toda a estratégia montada. Por isso, confira 4 motivos para criar o seu slogan.
1 – Comunicação do seu serviço ou produto
Através do seu slogan, o público conseguirá saber o que a sua empresa oferece, além disso, através de uma frase bem montada, você terá oportunidade de fortalecer a qualidade do seu serviço ou produto.
2 – Transmita emoção
Uma das maneiras mais assertivas de impactar positivamente o seu público é mexendo com as suas emoções e o slogan certo pode fazer isso. Uma frase elaborada de maneira estratégica pode criar um laço emocional entre a sua empresa e o seu público, te ajudando na captação e fidelização dos seus clientes.
3 – Agrega valor
Uma empresa que tem um slogan e toda uma estratégia de posicionamento bem definida, é enxergada pelo público com mais seriedade. Afinal, o seu público enxerga além do seu serviço ou produto, visualizando o que a marca representa e qual é a sua missão.
4 – Estimula as pessoas a realizarem uma ação
Outro ponto importante é a maneira que o seu slogan pode incentivar o seu público a fazerem determinadas ações ou criarem necessidades de consumo. O bom uso dessas frases pode fazer com que o seu público tenha curiosidade em conhecer seu serviço ou produto.
Conheça os 4 benefícios de ter um slogan
1 – Destaque para o seu negócio
O benefício principal de um bom slogan é a maneira como ele vai destacar a sua empresa dos seus concorrentes.
2 – Criação de um vínculo com o seu público
Outro detalhe positivo é a maneira como um slogan bem elaborado cria laços emocionais com o seu público, por se tratar de uma frase que provoca efeito, ele cria senso de identificação com as pessoas e isso fará com que o seu público cria um carinho especial pela sua empresa.
3 – Auxilia no posicionamento da empresa
Elaborar um posicionamento de marca é fundamental para negócios que querem conquistar clientes e o slogan é uma parte importante disso, pois se juntando com todas as estratégias ele definirá como o seu público vê a sua empresa.
4 – Reconhecimento da marca
Quando a sua empresa possui um logo bem elaborado gera reconhecimento de marca, fazendo com que o seu público sempre que escutar a sua frase lembre de você.
10 passos para criar um slogan para a sua empresa
1 – Saiba quem é o seu público-alvo
O primeiro passo é saber identificar o seu público, a partir desse ponto, você conseguirá entender qual o tipo de comunicação fará sentido com o perfil de consumidor que você quer atingir.
2 – Defina qual mensagem você que passar para o seu público
Agora é hora de definir qual é o estilo da mensagem que vai transmitir através do seu slogan. É uma frase de emoção? Confiante? Descontraída? Essa é a hora de pensar o que a sua marca representa para o seu público, com isso ficará mais fácil de entender o tipo de mensagem mais adequado.
3 – Foque no melhor da sua empresa
Pense na sua empresa como a melhor do mercado no nicho que atua, por isso o seu slogan deve transmitir esse sentimento.
4 – Trabalhe o seu branding
O branding é a estratégia de gestão da sua marca e que tem como objetivo garantir a percepção da sua empresa de maneira positiva.
Tudo isso inclui criação de logotipo, definição de identidade visual e da paleta de cores, personalidade da marca, tipografia e diversos outros fatores que vão influenciar na maneira como o público vê o seu negócio.
5 – Elabora uma lista de palavras
Chegou a hora da parte prática e de começar a separar palavras que fazem sentido com o seu serviço ou produto. Tendo essas palavras em mente, comece testando combinações e frases de efeito.
6 – Considere as rimas
Slogans que têm rimas geralmente são de fácil memorização, então se você encontrar chances para rimar palavras que possuem sentido com a mensagem que quer transmitir e com a sua empresa, essa é uma ótima alternativa.
7 – Utilize o bom humor
Usar o bom humor é um elemento que pode funcionar muito em slogans, da mesma maneira que as rimas são boas, o humor também é cativante e ganham a simpatia do seu público. Porém, é necessário que você avalie se esse tom é de acordo com a sua empresa e a imagem que quer passar.
8 – Repetição
A repetição das palavras-chave é uma técnica muito boa para auxiliar na memorização do seu slogan pelo público. Só é necessário ter cuidado quando for escolher o termo e se escolher repeti-lo, faça com que a frase esteja diretamente ligada à sua empresa.
9 – Realize um questionamento
Os slogans que têm provocações ou questionamentos tendem a ser muito efetivos, esse é um tipo de frase atrai o público para fazer reflexões e aproxima a sua marca do seu público.
10 – Pense em um slogan memorável
A ideia principal na hora da criação do seu slogan é fazer com que o seu público ao ouvi-lo ou lê-lo, ele automaticamente lembre da sua marca.
Precisa de um slogan para transmitir a essência da sua empresa? Entre em contato com a gente para te ajudarmos.