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Por que é necessário atualizar o seu blog ?

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A atualização de conteúdo é um processo estratégico baseado na transformação de conteúdos antigos em posts mais atrativos. Essas alterações podem ser feitas no texto, a partir da adição de novas mídias, ajustes de SEO e muitas outras. Imagine um conteúdo que você publicou há mais de um ano. Na época ele fez sucesso, mas lendo hoje você percebe que há algumas coisas que mudaram desde então. Assim vamos ao longo do artigo explicar por que você deve atualizar o seu blog.

Atualização de conteúdo? Isso não serve de nada. O negócio é publicar novos conteúdos para ter mais páginas indexadas. Você está falando asneiras!” Muitos profissionais podem pensar que o ideal é produzir mais conteúdo e mais páginas para aumentar as chances de serem vistos. Mais páginas indexadas = mais resultados. Certo? Errado!

Atualizar-blog-melhora-engajamento

Pense no seguinte cenário: você, navegando pelo seu blog – ou pelo blog da sua empresa – e se deparando com inúmeros conteúdos antigos que, de acordo com a sua lembrança, fizeram sucesso. Por outro lado, hoje eles já não parecem tão relevantes. Bem, eles podem se tornar relevantes novamente se forem atualizados e adaptados para o novo mundo em que estão inseridos. Dizemos novo mundo porque as coisas mudam muito rápido e o cenário não era o mesmo há anos atrás.

Isso acontece porque o Google está lotado de conteúdo. O Facebook está lotado de conteúdo. E a internet, como um todo, está lotada de conteúdo. Dessa forma, como agir? Como se destacar em meio a tanto conteúdo sobre o mesmo assunto? Criando várias páginas e posts sobre o mesmo tema ou tendo um super conteúdo desmembrando todos os pontos possíveis sobre esse tema?

Por que você deve atualizar seus conteúdos antigos ?

Se você está se perguntando como destacar os seus conteúdos antigos, já adiantamos: não é produzindo mais conteúdo e aumentando o número de páginas indexadas.

Aqui, você tem duas opções:

  • Criar um conteúdo completamente novo sobre o assunto, com dados mais atuais,nova abordagem, etc. Ou seja: escrever um post do zero e recomeçar o conteúdo;
  • Utilizar o conteúdo antigo como base e fazer mudanças pontuais, acrescentando informações, atualizando informações antigas, inserindo novos links internos e dando uma nova otimização focada na busca orgânica. Em outras palavras, você atualizaria o post antigo, eliminando tudo o que está defasado.
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Não precisamos dizer que a segunda opção é a mais adequada e, de quebra, ainda economiza o seu tempo – já que você não precisará escrever um post do nada -, não é?

Não basta você querer ser o primeiro resultado das buscas orgânicas para uma palavra-chave. Você precisa merecer estar ali! Ocupar as primeiras posições dos motores de busca é uma tarefa difícil, mas nada é impossível nessa vida. Então, vamos focar apenas no conteúdo, para que você precise compreender o que leva uma página a rankear melhor que as demais.

Ranquear no Google

O que faz um artigo rankear melhor que o outro apesar de eles serem sobre o mesmo assunto? Simples: ele simplesmente é melhor que o outro. Parece bobo, né? Infelizmente não é bem assim. Quando falamos em conteúdos melhores e mais completos, isso não necessariamente quer dizer que eles serão enormes. Cada assunto possui uma característica que vai fazer com que ele seja maior que o outro.

No final das contas, o que resume se você passará seu concorrente ou não é uma questão do quão completo sua página/conteúdo estão. Se seu artigo está mais completo que todos os 10 resultados da primeira página, pode ter certeza que você tem chances de ocupar a primeira posição do buscador.

Marketing-De-Conteúdo-CTA

O que a atualização de conteúdos antigos pode trazer para a sua estratégia digital?

  • Fortalecer a autoridade da marca: fazer com que os seus leitores estejam sempre atualizados sobre os assuntos do seu mercado de atuação só fortalece sua imagem de autoridade no assunto;
  • Otimizar suas conversões: trabalhar em posts que não estão tendo boas conversões, inserindo novos links, CTA’s e banners, por exemplo, podem fazer com que as conversões aumentam – e muito;
  • Aumentar o tráfego orgânico: um post com maior qualidade tem tudo para desempenhar melhor na busca orgânica e nos mecanismos de busca;
  • Melhorar a escala de produção de conteúdo: alguns conteúdos precisam de atualizações constantes. Sabendo disso, você pode prever quando atualizá-los e ter uma melhor previsibilidade sobre os conteúdos que serão lançados no ano.

Como identificar se chegou a hora de começar a atualizar seus artigos ?

Muitos conteúdos travados no ranking:

Sua estratégia está em dia! Você e sua equipe publicam artigos diariamente no blog, vocês promovem todo esse conteúdo em Social Media, a newsletter semanal está obtendo ótimos resultados e ocasionalmente ainda acontece aquela promoção segmentada no Facebook Ads para garantir resultados ainda melhores.

Apesar de todo esse esforço para obter mais tráfego, quando falamos em tráfego orgânico o seu artigo mais completo está ocupando a 8ª posição da SERP para o termo “landing page”. E, como esse artigo, você ainda conta com pelo menos 25 outros que estão estacionados no ranking há mais de dois meses. Isso sem contar as outras centenas de artigos que ainda não conseguiram sequer chegar a primeira página da busca. Complicado, né?

Sabemos como você se sente e isso não é nada legal. Times de Marketing como o nosso têm objetivos claros e metas agressivas de crescimento. Ver uma peça de conteúdo tão boa sendo desperdiçada diariamente é muito frustrante. Todo o trabalho do seu time para produzir um conteúdo completo, mas que consegue trazer apenas 1% de CTR da SERP é de tirar o sono!

Se você se encontra nessa situação, saiba chegou a hora de atualizar!

Seu tráfego parece não crescer de jeito nenhum:

Consequentemente, se você não consegue melhorar seus rankings, o tráfego do seu blog também não vai crescer da forma conforme planejado.

No mundo ideal, grande parte do tráfego do seu site e blogs devem ser provenientes do orgânico. Isso pelo simples fato de você não ter que investir para trazer um número considerável de usuários.

Investir em outras mídias não é errado, o ponto é que ao trabalhar uma estratégia de Marketing de Conteúdo o seu objetivo se torna obter o maior volume de tráfego de custo zero possível.

Então, o seu tráfego também está estacionado? #partiuatualizar

E por fim, saber dizer adeus

Há vezes em que não faz sentido manter ou reescrever um conteúdo antigo. Se ele não for mais oportuno ou se novas informações provarem que tudo que está no passado é completamente errado, realizar correções não será possível. Nestes casos, é importante saber dizer adeus e enviar o conteúdo para a lixeira.

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O conteúdo antigo do blog pode estar enterrado em seu site, mas isso não significa que as pessoas não estão lendo o que você publicou há algum tempo. Por isso, ao atualizar o conteúdo mais antigo do blog, você pode trazê-lo de volta vida e se surpreender com os novos resultados de SEO.

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