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Pinterest: Entenda o que é e dicas de como usa-lo

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Sabemos que o Pinterest é uma rede social que atua como um quadro de inspirações onde os usuários podem publicar, pesquisar e salvar imagens de referência sobre temas diversos, ainda organizá-los em pastas.

Para as empresas, a plataforma te possibilita em alcançar novos públicos que algumas vezes não te acompanham em outras redes sociais, além disso atrai tráfegos e vendas.

Falando nisso, você tem uma estratégia incluída para o Pinterest no planejamento de marketing do seu negócio? Independente da sua resposta nesse momento, saiba que essa rede conta com mais de 430 milhões de usuários ativos ao redor do mundo e ainda assim muitos negócios acabam desperdiçando de incluí-la nas estratégias.

Há quem diga que o Pinterest é apenas um site onde você busca referências de moda, decoração e beleza, mas a plataforma vai muito além disso, por isso se você quer começar a envolver essa rede na sua estratégia continue lendo este artigo para entender como aproveitá-lo.

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https://br.pinterest.com/agencialoopa/

Entenda o que é o Pinterest

Ele é uma rede social que atua como um quadro de inspiração, onde os usuários podem publicar imagens e salvar ou pinar, já que as publicações dentro do Pinterest são chamadas de pins, além de conseguir fazer a organização dos posts dentro de pastas públicas ou privadas.

Criada em 2010, nos Estados Unidos, a plataforma até o final de 2021 contava com mais de 430 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, além de ser usado com bastante frequência para fazer pesquisas e publicar referências de moda, decoração, beleza, design e outros temas que contam com o apelo visual.

Entenda os motivos que as empresas precisam estar presentes no Pinterest

O Pinterest não é benéfico somente para os usuários em busca de referências, as empresas também podem e devem usar a rede social para o compartilhamento de imagens inspiradoras e relevantes, afinal, é o que as pessoas pesquisam quando utilizam à plataforma.

A partir das publicações realizadas, é possível ter atração do tráfego para o site da sua empresa, além de divulgar serviços ou produtos e fechar vendas.

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Conheça 8 dicas de como o seu negócio pode usar o Pinterest

1 – Inicie pelo planejamento

Para iniciar uma jornada em uma nova rede social, é importante ter tudo bem definido antes de iniciar, é isso que vai certificar que o seu perfil dê certo e traga retorno.

Por isso, comece definindo bem os seus objetivos dentro do Pinterest, além de definir qual será o público-alvo que você quer se comunicar com as publicações feitas e assuntos abordados. Outro fator importante é criar um cronograma de implementação e um calendário de publicações para que o perfil não caia no esquecimento.

Além disso, defina quem será a pessoa responsável pelo trabalho de criação, publicação e mensuração dos conteúdos feitos. Durante esse processo de definição, tenha na sua cabeça as personas que compõem a sua marca, pois através disso você conseguirá ajustar a sua estratégia de acordo com a linguagem e interesses dos seus potenciais clientes.

2 – Criação de uma conta

Caso você ainda não tenha uma conta dentro da plataforma, precisará cria-la e é válido lembrar que dentro do Pinterest é possível fazer um perfil de negócios.

Para criar é simples, basta ir até a página de criação de conta para negócios e realizar o cadastro, incluindo e-mail e senha, depois é só preencher todas as informações do perfil que são solicitadas.

Caso a sua marca já possua uma conta pessoal, é possível transformá-la em um perfil comercial, para fazer essa ação, é só clicar na seta que aponta para baixo, que fica localizada no canto superior direito e depois clicar em “Converter em conta business”.

Depois, uma etapa muito importante é você fazer a descrição da sua empresa, selecionar o foco, objetivos e categoria que o seu negócio se encaixa.

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3 – Publique conteúdos otimizados

Depois de criar a sua página, chegou a hora de publicar os conteúdos produzidos, basta clicar em “Criar” no menu superior e depois “Criar Pin” e começar a subir imagens do seu computador ou a partir de uma URL específica.

Um fator importante para ressaltar, é que o Pinterest é uma plataforma extremamente visual, por isso escolha imagens que tenha uma qualidade alta e na vertical para que se destaquem no feed dos seus usuários, é recomendado a proporção 2:3, ou seja, 1000 por 1500 pixels.

Além disso, você pode adicionar título, descrição e um link de destino, e o conteúdo pode ser programado ou publicado na hora. A descrição precisa ser especialmente estratégica, por isso descreva de maneira clara e objetiva o seu Pin, com informações relevantes e que chamem a atenção dos usuários, isso vai fazer com que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade.

No momento da publicação de uma imagem, você também consegue realizar a criação de uma Pasta, mas lembre-se de sempre incluir palavras-chave no título delas, além de também dar para inserir descrições nas pastas, inclusive hashtags clicáveis.

Além disso, é imprescindível publicar cada pin na pasta correta, isso vai garantir que o seu perfil fique organizado, facilitando a navegação dos seus usuários quando você tiver vários conteúdos publicados.

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4 – Explore muitos formatos

Nas contas de negócios do Pinterest, também estão disponível o formato Idea Pin, ou seja, story. Ele serve para adicionar muitas imagens em um único Pin, além de permitir publicar tutoriais, coleções de produtos e receitas, dessa maneira você conseguirá contar uma história de forma mais completa.

Outra possibilidade é o Rich Pins, que acabam sincronizando informações de maneira automática a partir do seu site, ou seja, caso algo seja alterado o pin é atualizado automaticamente.

Os Rich Pins são de vários formatos, como produto, artigo e receita, os de produtos são bem úteis para quem possui loja virtual, com eles o usuário pode visualizar uma foto e comprar os produtos que são mostrados sem sair dessa rede social.

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5 – Siga outros perfis e faça a divulgação do seu

Uma estratégia não viverá só de Pins, use a rede social para seguir outras empresas e usuários que podem trazer referências interessantes, além de fazer a inserção de alguns termos interessantes nas buscas e salvar o que achar mais interessante.

Além disso, lembre-se de sempre divulgar o seu perfil, fazendo a inclusão do link do Pinterest junto ao de outras redes sociais dentro do seu site, na assinatura de e-mail e até em materiais impressos.

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6 – Seja ativo no Pinterest

O Pinterest precisa de atualização constante, igual as outras redes sociais, por isso não publique conteúdos e abandone a conta. É importante ficar de olho nos insights disponíveis pela plataforma, atualize diariamente o perfil e sempre traga melhorias.

7 – Criação de anúncios

Caso queira alavancar o seu alcance dentro do Pinterest, você pode patrocinar Pins em formatos de imagem, vídeo e outros, tudo de forma bem mensurável e segmentada, utilizando o Pinterest Ads.

8 – Faça análise de todos os seus resultados

O Pinterest Analytics é a seção que mostra os resultados de todas as suas publicações, onde é possível visualizar métricas diversas, como impressões, cliques nos links, engajamento e outros fatores, podendo filtrar as informações por período de atuação, dispositivo utilizado pelos usuários e formato de conteúdo.

Além disso, ele pode ser utilizado para entender e conhecer melhor o seu público dentro da plataforma, já que você consegue visualizar qual é a idade, gênero, localização e dispositivos usados por quem está acessando o seu conteúdo, além disso, é possível visualizar os dados sobre o público em geral do Pinterest e compará-los.

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Ainda há uma nova seção dentro do Pinterest, o Conversion Insights, que auxiliará na medição do impacto total do seu desempenho orgânico e pago em um único lugar.

E aí, o seu negócio já está ativo no Pinterest? Se não, está na hora de montar uma estratégia para essa rede social agora mesmo.

Precisa de ajuda com essa estratégia? Entre em contato agora mesmo conosco que teremos o prazer em ajuda-lo.

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