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Personalidade da Marca – Entenda o que é e como criar

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A personalidade de marca é uma junção de traços humanos que se referem a uma marca específica e podem ser expressos através do tom de voz e visuais.

Isso vai auxiliar os clientes escolherem uma empresa específica no lugar dos concorrentes, além de criar um vínculo emocional, construir uma relação duradoura e forte e ganhar a cumplicidade.

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Entenda a importância da Personalidade de Marca

Quando falamos sobre branding, não estamos falando somente de nome, logotipo e slogan, ele também incluirá dar características e propriedades à empresa para a criação de uma identidade exclusiva que auxilia as pessoas a reconhecerem a marca e a diferenciá-la das outras que estão no mercado.

As pessoas que escolhem certos produtos ou serviços pois se identificam, afinal uma marca inconsistente que transmite mensagens genéricas e sem qualquer estratégia pode não garantir a confiança dos clientes.

Por isso, é preciso criar uma personalidade de marca que tenha como junção características humanas, ela capacitará o seu negócio a criar conexões únicas com o seu público-alvo. Com a personalidade de marca você pode provocar emoções nos seus clientes e com isso construir o valor da sua marca, que irão atrair facilmente clientes fiéis.

Além disso, com a construção da personalidade de marca você se conectará emocionalmente com os seus clientes, conseguirá transmitir a mensagem da marca e definirá o tom do seu negócio. Essa comunicação das características acontece com o passar do tempo através dos produtos ou serviços, qualidade e embalagem.

Por esse motivo, a personalidade de marca vai além do que os clientes pensarão sobre a sua marca, mas como ele a percebem.

Conheça os 5 tipos de Personalidades de Marca

1 – Sinceridade

Marcas que possuem um posicionamento sincero são queridas e possuem a confiança dos clientes, pois podem ser descritas como confiáveis e diretas.

As empresas que escolhem a sinceridade como um traço forte, se esforçam para contar fatos, passar transparência para os consumidores e utilizar experiências da vida real para a promoção dos seus produtos ou serviços.

Por isso, elas podem ser descritas como honesta, real, alegre, amigável e genuína.

2 – Emoção

Empresas que possuem entusiasmo como seu traço mais forte propiciam aos seus clientes uma experiência memorável, afinal eles estimulam os consumidores a se juntar com eles para descobrir algo novo.

Essas marcas são ótimas em criar um hype em torno dos produtos e serviços que possuem.

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3 – Competência

A empresa que tem esse traço em destaque, são as que os consumidores escolhem para ter certeza de que tudo será executado da melhor maneira possível e de acordo com os altos padrões.

Geralmente, são empresas líderes da indústria que exibem uma alta qualidade nos seus produtos e estão comprometidos para estarem sempre trazendo inovações e melhorias, além disso, podem ser descritas como experientes, inteligentes e confiáveis.

4 – Sofisticação

As empresas que fazem parte desse grupo podemos referir a marcas que nem todos podem pagar, que combinam superioridade e luxo, além de serem caros, elegantes, classe alta e glamourosos.

5 – Robustez

As empresas que escolhem esse traço são as que enfatizam a força e poder dos seus clientes, além de se concentrarem na natureza e ar livre.

Essas são os 5 tipos principais de personalidades de marca, porém é fundamental ter consciência das etapas necessárias para desenvolver uma personalidade de marca que tenha presença e conquistará clientes com interesses diferentes, locais e origens.

Aprenda como criar uma Personalidade de Marca forte

Para conseguir criar uma personalidade de marca forte, você precisa prestar atenção às 4 dicas para implementá-las de maneira correta.

1 – Analise a sua concorrência

Você precisa reconhecer a diferença da sua marca para conseguir identificar a sua vantagem competitiva que atrai os seus clientes.

Para chegar nessa conclusão, você precisará analisar as personalidades de marca da sua concorrência para identificar as características das marcas do seu setor de atuação.

Por exemplo, se os seus concorrentes escolhem o traço de competência, seria muito bom desenvolver e focar em outra direção, como o traço da sinceridade.

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2 – Atenda o seu público-alvo

É válido ressaltar que as necessidades e desejos dos seus clientes sempre serão a sua prioridade. Você deve conhecer todas as informações básicas sobre os seus consumidores, como: quem são, quais são os seus interesses e de ondem vêm.

A partir dessas informações você conseguirá personalizar ofertas que poderão ser promovidas através de ações que funcionam para o seu negócio, seja e-mail ou qualquer outra.

3 – Tenha uma lista de adjetivos que retratem com exatidão a sua marca

Esta é uma etapa importante, principalmente para quem está começando um negócio, através dessa lista você dará a sua marca uma personalidade, dando para ela diversos traços que a retratem da melhor maneira.

4 – Determine a direção da personalidade da sua marca

A partir da lista de adjetivos feita fazer essa direção fica muito mais fácil, basta imaginar que a sua marca é uma pessoa e você deu a ela características que você acha que serão amadas e apreciadas pelos seus consumidores.

Essas 4 dicas irão te auxiliar no desenvolvimento da personalidade da sua marca, por isso, seja coerente nas suas decisões para que a sua marca se apresente como forte e confiável para os seus clientes.

Conheça 5 exemplos de Personalidade de Marca

1 – Disney

A Disney cria experiências memoráveis que traz a felicidade constante para os seus consumidores. Além disso, a empresa é voltada para a família que conseguiu conquistar o coração de diversas pessoas no mundo todo através dos seus filmes.

A Disney tem como traços fortes a diversão e amigabilidade, além de ser adequado para pessoas de todas as idades.

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2 – Starbucks

Para os seus consumidores, o Starbucks está associado a uma cafeteria moderna que possui um ambiente acolhedor onde as pessoas podem trabalhar e relaxar tomando um café incrível.

Além disso, a equipe que compõem o Starbucks criou uma estratégia de marca que é pessoal e extrovertida, por exemplo, a atenção da marca a detalhes como inserir os nomes dos clientes nos copos de café.

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3 – Harley Davidson

A empresa automotiva possui uma identidade de marca mais robusta por conta da sua linguagem corajosa e um tom de voz mais bruto. A marca fala com o público, como pessoas que possui um espírito rebelde, sem que tenha qualquer conceito corporativo ou de gentileza.

Além disso, a Harley Davidson atrai consumidores que querem se sentir independentes e livres quando pilotam uma motocicleta da marca.

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4 – Dove

A Dove atrai diversos tipos de mulheres, além de possuir uma personalidade elegante, simples e incentiva a ver a beleza única de cada mulher. Dove transmite a essência da verdadeira beleza interior.

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5 – Amazon

A Amazon é uma empresa reconhecida mundialmente pelo seu e-commerce, além de ser considerada uma marca que os clientes confiam muito. A empresa prova que as suas intenções são sinceras a partir do momento que fornece acessibilidade excepcional ao produto, remessas que trocam o setor e políticas de devolução.

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Resumindo tudo que falamos, criar uma forte personalidade de marca permite que você oriente as pessoas a decidirem se a sua empresa é o ideal para elas.

Além disso, essa construção é fundamental quando há diversos concorrentes e você precisa destacar o seu negócio, além de construir uma relação sólida com os seus clientes.

Quer criar uma Personalidade de Marca para o seu negócio? Entre em contato conosco que iremos te ajudar nessa missão.

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