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O que é um CMO? E o que ele Faz?

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O CMO é outro termo, em inglês, que no universo organizacional, representa o Chief Marketing Officer. Esta é a função do diretor de Marketing, que, por sua vez, é o responsável pelo gerenciamento de todas as ações mercadológicas da empresa. 

Este é um dos cargos mais estratégicos e importantes das organizações. Pois o departamento de Marketing é o responsável por planejar e aplicar todas as ações visando atrair e reter os clientes e aumentar a fatia de mercado das empresas. Sem isso, as empresas dificilmente conseguem se tornar conhecidas e competir com seus concorrentes em seu disputado mercado.

Por isso, o CMO além de conhecer profundamente do universo do Marketing, também precisa ter visão sistêmica da organização e compreender todos os seus processos de produção e gestão pertinentes a ela. Isso é importante para que suas ações estejam sempre alinhadas aos objetivos de médio, curto e longo prazo e possam ser assertivas e surtir os efeitos almejados.

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Características de um CMO

Todos sabemos o perfil de um CMO: eles são extrovertidos, auto-promocionais e tomadores de risco. Mas esses estereótipos são verdadeiros? Quais características realmente diferenciam CMOs de outros executivos? E, o mais importante, o que difere CMOs bem-sucedidos de outros CMOs?

Entretanto nos mercados de mudanças rápidas de hoje, com a interrupção digital ocorrendo em todos os negócios, essa questão nunca foi tão importante.

Um diretor executivo deve ter traços certos para ser um grande líder. Para começar, os cargos executivos devem dispor de um portfólio que combine as habilidades técnicas, financeiras e operacionais. Além de competência intelectual e prática, normalmente, os CMOs possuem:

  • Coragem, paixão e intensidade
  • Resiliência
  • Curiosidade
  • Organização
  • Comunicação
  • Otimismo realista
  • Construção de relacionamentos
  • Adaptação
  • Coaching dos funcionários

O que faz um CMO ?

Por muito tempo, a atividade de marketing foi vista como sinônimo de “fazer propaganda”. Nesse cenário, o CMO era tido como um mero “executor” ou supervisor dessa tarefa. Com a entrada de novas tecnologias e a possibilidade de buscar mais referência a respeito da qualidade de produtos e serviços, o público tem se tornado mais seletivo e exigente com relação às empresas das quais costumam comprar. Contudo isso fez com que todo o mercado tivesse que rever suas estratégias de comunicação e marketing para sobreviver à nova realidade.

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É aí que o papel de um CMO se torna muito mais amplo e complexo em comparação ao que era antes. Por isso hoje um diretor de marketing tem que se preocupar em desenvolver ações que trabalhem junto à comunicação integrada das empresas, na intenção não só de divulgar produtos, mas também de promover a boa imagem da sua organização para que ela tenha um posicionamento adequado no mercado e possa se destacar de forma diferenciada em um ambiente cada vez mais desafiador!

As responsabilidades de um CMO incluem:

  • criar, comunicar e implementar a visão, a missão e a direção-geral da organização, gerenciando o desenvolvimento e implementação da estratégia global da empresa;
  • dirigir, orientar e avaliar o trabalho de outros líderes executivos, incluindo presidentes, vice-presidentes e diretores, dependendo da estrutura de relatórios da organização — nesse processo, o CMO certifica-se de que a direção estratégica definida está em andamento na empresa;
  • solicitar conselhos e orientações, quando apropriado, de um Conselho de Administração;
  • formular e implementar o plano estratégico que orienta a direção da empresa ou organização, assegurando que a sua criação envolva contribuições significativas da companhia;
  • supervisionar a operação completa de uma empresa de acordo com a direção estabelecida nos planos estratégicos — isso inclui o design da organização de forma que facilite e suporte às operações;

Ainda incluem

  • manter a conscientização do cenário externo e interno competitivo, oportunidades de expansão, clientes, mercados, novos desenvolvimentos e padrões da indústria;
  • olhar para possíveis aquisições ou a venda da empresa em circunstâncias que vão aumentar o valor para o acionista;
  • representar a organização para responsabilidades e atividades de associação cívica e profissional na comunidade local, no estado e no país;
  • participar de eventos ou associações relacionadas à indústria que vão aprimorar as habilidades de liderança do CMO ou a reputação e o potencial de sucesso da organização, além de certificar-se de que os membros da equipe compreendam que cada funcionário é responsável por ajudar a empresa a manter os laços da indústria;
  • demonstrar a liderança necessária para tornar a missão da organização um sucesso — esta liderança inclui proporcionar uma visão que atraia seguidores e todos os outros aspectos;
  • criar uma organização de aprendizagem que continuará a crescer e melhorar as habilidades dos funcionários (somente se esses jogadores importantes continuarem a aprender e a se desenvolver a empresa terá sucesso no nível desejado);
  • garantir que os líderes da organização experimentem as consequências de seus atos, seja por recompensa e reconhecimento ou treinamento de desempenho e ações disciplinares.
  • avaliar o sucesso da organização no alcance de seus objetivos — é importante que cada objetivo estratégico seja mensurável ou que os resultados possam ser descritos em uma imagem acordada e compartilhada pela equipe;

Quanto ganha ?

Segundo o Salariobr, para o cargo de CMO (Chief Marketing Officer), o salário médio é de R$7.606,64 para empresas de pequeno porte. O mínimo registrado foi de R$4.205,77, enquanto o maior salário foi de R$12.012,10. Podendo chegar há 36.036,30 para empresas de grande porte.

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Qualificação necessária para se tornar um CMO ?

  • Graduação na área de marketing ou experiência similar em outros empregos;
  • Ser um veterano em marketing, com experiência em campanhas de diversas mídias (blogs, redes sociais, etc.);
  • Ser um expert nos conceitos e estratégias do Marketing de Conteúdo, entendendo a fundo a otimização e as etapas do funil de marketing;
  • Ter experiência em papéis de liderança;
  • Ter a capacidade de interpretar dados, usando essas informações para otimizar o trabalho da equipe de marketing;

Por que é importante ter um CMO ?

Antes de mais nada, é preciso aceitar que o marketing mudou. Antigamente bastava delegar a criação de todas as campanhas para uma agência de comunicação. Assim hoje, o consumidor está muito mais consciente e sua jornada de compra é mais complexa. A consequência é que não há mais espaço para amadores. Portanto os times de marketing precisam ter líderes que saibam como gerenciar as estratégias do início ao fim. Desde a compreensão e a definição do público-alvo até a automação de marketing, possibilitando cada vez mais resultados com menos investimentos

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