fbpx
time-lapse-thumbnails
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe

O Time Lapse é aquela cena das nuvens se movimentando rapidamente e o sol se pondo. Assim mostrando que horas se passaram e começou a noite, deixando o espectador com a sensação de que o dia terminou e com isso várias coisas aconteceram. Assim, também pode ser aquela cena de uma construção evoluindo e o prédio cada vez maior.

Entretanto em ambos os casos ele tem um objetivo claro. O timelapse é uma ferramenta muito utilizada na produção audiovisual, seja na contextualização ou para deixar evidente uma evolução. Contudo você com certeza já viu um timelapse naquele filme que você gosta, nas propagandas de várias empresas ou até mesmo em vídeos de eventos.

Como é feito?

Existem 2 formas de fazer um timelapse. Então você pode fazer usando várias fotografias sequenciais ou acelerando um vídeo gravado durante um período de tempo. A sua cena é que vai definir qual das duas opções escolher.

Time lapse feito com fotografias

Para transmitir a sensação das horas passando, como a cena das nuvens que citei antes, você precisa gravar o céu durante vários minutos pois a movimentação das nuvens é bem lenta. No entanto, no caso da construção é mais indicado fazer várias fotografias sequenciais. Assim a evolução de uma obra só é percetível ao longo de vários dias, o que torna inviável deixar uma câmera gravando por tanto tempo.

Time lapse vídeos

O que é preciso?

O timelapse pode ser feito com o seu próprio celular ou uma câmera profissional. Certamente, hoje em dia vários celulares e câmeras oferecem essa opção nas configurações. Decerto ele vai te dar a opção de escolher a quantidade de fotos que serão tiradas em um determinado intervalo de tempo ou a velocidade que o vídeo será reproduzido depois de gravado. 

Ações que levam mais tempo para serem concluídas, precisarão de uma maior quantidade de fotos durante um intervalo maior de tempo. Então ações mais rápidas, como uma criança pulando na piscina, podem ser feitas com menos fotos e menor intervalo de tempo.

Você pode deixar a câmera em um tripé na mesma posição durante todas as fotos ou a gravação do vídeo, e essa é a opção mais fácil de ser feita, ou com a movimentação da câmera, mas você precisará de equipamentos profissionais para fazer, como um gimbal ou slider. Depois de ter as fotos ou vídeo, você irá finalizar o timelapse na edição, que é quando ele vai ganhar vida.

CTA-site-Lmartinez

Ferramentas disponíveis

A tecnologia evoluiu muito, principalmente em celulares, já existem diversos editores disponíveis que podem te ajudar. Um deles é o Easy Lapse, ele é bem completo, com ajustes como ativação do flash, grade para alinhamento da gravação e ainda efeitos no vídeo como sépia, negativo, neon, entre outros. O app gratuito permite dar zoom durante a filmagem, ajustar o foco e mais recursos úteis. Quando terminar, o usuário poderá escolher a velocidade de aceleração do Time Lapse e compartilhar diretamente nas redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube.

Já no computador existem vários editores de vídeo no mercado, o Adobe Premiere já é uma ferramenta de uso intermediário a profissional e, também, um dos mais utilizados atualmente. Ele disponibiliza várias ferramentas para você deixar seu Time Lapse ainda mais atrativo. Com ele você pode mexer nos tons das cores do vídeo, adicionar textos, desfoques, transições e várias outras opções.

Quer receber novidades da Loopa?

Receba todas as novidades! É simples basta deixar seu e-mail e clicar no botão enviar!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp