fbpx
tik-tok-thumbnail
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe

O TikTok é um aplicativo para você compartilhar vídeos, que podem ser curtos de 15 ou 60 segundos ou até longos, de até 3 minutos, e ele está disponível para download gratuitamente na Google Play e na Apple Store.

O aplicativo ganhou destaque em 2019 entre os jovens, por causa dos desafios e danças, além disso, ele também oferece algumas ferramentas de edição. Com isso, ele se tornou uma das redes sociais de maior sucesso no mundo todo.

Entenda o que é o TikTok

Como citamos acima o aplicativo é para compartilhamento de vídeos e ganhou muito destaque em 2019, mas o seu sucesso realmente foi em 2020, durante a quarentena provocada pelo coronavírus.

O TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo todo durante 2020 e manteve a sua posição no primeiro trimestre de 2021, ultrapassando o Facebook, de acordo com os dados do App Annie! Além disso, o aplicativo quebrou o recorde tendo 315 milhões de downloads somente no primeiro trimestre.

Os motivos de tanto sucesso estão nas danças, desafios e dublagens que o aplicativo proporciona para os usuários e que se tornaram febre, e por conta disso viraliza facilmente na internet.

Além disso, o TikTok proporciona muitos recursos de edição, como: cortar os vídeos, usar filtros, legendas, músicas, entre outras ferramentas para você soltar a criatividade.

No aplicativo, os usuários também podem seguir uns aos outros, como no Instagram. Além de também interagirem nas publicações, comentar, curtir e compartilhar os vídeos com os amigos no WhatsApp.

Existe rede social “rival” do TikTok?

Sim! O TikTok veio para competir com as principais redes sociais, como: Facebook, Instagram e YouTube, mas por causa do seu visual, o seu concorrente direto é o Instagram.

A disputa entre os dois ficou tão forte, que em 2020 o Instagram lançou o Reels, para os usuários compartilharem vídeos curtos e divertidos, como no TikTok. Além disso, fala-se que quando você comenta ou compartilha um vídeo com marca do TikTok no Instagram o seu alcance é reduzido.

Outro que não quis ficar para trás nessa disputa, foi o Google, criando o aplicativo Tangi e o recurso YouTube Shorts, ambos com o mesmo objetivo de compartilhamento de vídeos curtos. Além desses, outros aplicativos também têm feito sucesso recentemente e competem diretamente com o TikTok, como: Kwai e Likee.

tik-tok-gasto-global-mensal

Entenda como e quando surgiu o TikTok

A origem do TikTok vem dos aplicativos chineses Musical.ly e Douyin, o primeiro lançado em 2014 como um aplicativo de dublagem e o segundo em 2016 como uma rede social de vídeos curtos.

O Douyin era de uma empresa chamada ByteDance, que acabou comparando o Musical.ly em 2017. Mas como os dois aplicativos eram bem parecidos, a empresa resolveu transformar o Musical.ly no TikTok para lançá-lo internacionalmente em 2018 e manteve o Douyin para os chineses.

tiktok-musique-aly

Desde então, a empresa está sempre adicionando novas atualizações no TikTok, que se tornou mundialmente conhecido, inclusive é importante ressaltar segundo dados de março de 2021 da Bloomberg. A ByteDance bateu um valor de mercado de US$250 bilhões e parte desse valor se deve ao sucesso do TikTok.

Ainda no quesito valores, de acordo com dados de janeiro de 2021 da Statista, TikTok e Douyin juntos somam mais de 1,289 bilhão de usuários ativos por mês. Se considerarmos o valor total, o aplicativo só fica atrás do Facebook e YouTube entre as redes sociais.

O TikTok é um APLICATIVO SEGURO?

O aplicativo já esteve no centro de algumas polêmicas relacionadas à segurança e privacidade, apesar do seu sucesso grandioso. Assim como em outros aplicativos de redes sociais, o TikTok tem acesso a diversos dados dos seus usuários. O grande ponto é que foi encontrado algumas fragilidades que poderiam permitir que hackers, tivessem acesso a essas informações privadas, mas isso já foi corrigido pela empresa ByteDance.

Outra polêmica que envolve o aplicativo, está relacionada às regras de moderação, que beiram a censura. Uma situação muito comentada sobre esse controle de conteúdo foi em 2019, quando uma jovem usou um vídeo de maquiagem para denunciar a violação de direitos humanos na China e teve o seu perfil bloqueado como resultado.

Por conta dessas acusações, o TikTok chegou a ser proibido em várias empresas, agências militares nos EUA e até mesmo em alguns países. Ainda em 2019 o aplicativo foi bloqueado na Índia por conta dos problemas de moderação de conteúdo, mas voltando a funcionar depois.

Porém, ano passado, aconteceu o bloqueio definitivo por conta dos conflitos diplomáticos entre a China e a Índia. Além disso, o aplicativo também deixou de funcionar na Indonésia e Blangadesh.

Mas também temos outra situação que chamou bastante atenção, quando o Donald Trump tentou bloquear o TikTok. Entre 2019 e 2020 o governo anunciou que as empresas chinesas ameaçavam a segurança nacional, por causa do possível compartilhamento de dados do usuário. Ele então proibiu o funcionamento do TikTok e alguns outros aplicativos chineses. Mas, um juiz barrou a decisão, falando que esses motivos eram apenas hipóteses. Em janeiro desse ano, o bloqueio ocorreu na Itália, logo depois que uma menina de 10 anos faleceu ao participar de um desafio proposto no TikTok. Desde o incidente o aplicativo deve verificar a idade dos usuários para garantir que menores de 14 anos não possuam conta na plataforma.

Mas o carro chefe, o que deixa os olhinhos dos usuários brilhando de felicidade é a opção de dublagem que tem feito muito sucesso. São disponibilizados imensos catálogos de músicas nacionais e internacionais. Dessa forma são separados por categoria e quando você grava o seu vídeo pode mixar o som ambiente com o áudio da música, até chegar ao ponto desejado.

Tem como monetizar no TikTok?

Sim, ele também possui a possibilidade de monetização de conteúdo, há diversas formas de ganhar dinheiro usando a plataforma. A principal é através das lives, recurso que está disponível apenas para usuários que possuem mais de 1.000 seguidores.

Esses usuários podem fazer transmissão ao vivo que serão vistas pelas pessoas que seguem o seu perfil. Os seguidores, por sua vez, podem fazer doações para o dono da live, que são realizadas com rubis, moeda virtual do TikTok, que é comprada com dinheiro real. Então no final da transmissão, o dono do perfil pode converter parte desse valor em dólar.

@whinderssonnunes

Minha mãe as vez não tem senso de humor 😂

♬ som original – whinderssonnunes

Outra maneira, é um programa de recompensa que o TikTok possui que libera bônus aos usuários conforme eles vão usando o aplicativo. É possível receber esses benefícios ao indicar o aplicativo para novos usuários ou até realizar atividades que são propostas pelo aplicativo, como cumprir desafios e assistir vídeos. O pagamento também é realizado em rubis e é possível fazer o resgate do valor em reais quando é atingido um determinado limite.

Outra forma de ganhar dinheiro no TikTok é através de patrocínio, essa modalidade funciona bem para usuários famosos, assim como em outras redes, as pessoas que tiverem bastante seguidores e forem muito relevantes no aplicativo podem entrar em contato com marcas para divulgarem produtos ou serviços.

Podemos ver que o TikTok realmente veio para ficar! E você usa o aplicativo para se distrair e dar boas risadas ou para gravar diversos vídeos? Conta aqui nos comentários para nós.

Quer receber novidades da Loopa?

Receba todas as novidades! É simples basta deixar seu e-mail e clicar no botão enviar!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp