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O que é Marketing digital? Mude os seus resultados!

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Trabalhar com Marketing Digital, seja executando ou contratando um profissional não é tão difícil assim. O maior problema é fazer de forma adequada e assertiva. Conhecer e entender o marketing digital na prática vai te ajudar a fazer a diferença entre o certo e o errado.

O marketing digital compreende um conjunto de táticas digitais, que podem ser on-line ou off-line, para reforçar a marca e se conectar com seu público, assim engajar, vender e criar um vínculo mais próximo.

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Para fazer isso, alguns passos precisam ser cumpridos:

  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Produção;
  • Publicação;
  • Promoção;
  • Propagação;
  • Personalização;
  • Precisão;

Esses pontos vão ser explicados no decorrer do artigo, assim farão mais sentido por sua ordem. Mas antes, é preciso entender o conceito de marketing e de marketing digital.

Marketing 1.0

O marketing 1.o reúne as primeiras estratégias da área. Essas estratégias consistiam no Marketing Boca-a-boca e nos produtos em distribuição em gôndolas, por exemplo. Durante a revolução industrial, com a alta da produção massiva, novas técnicas e práticas foram lançadas.

Marketing 2.0

O Nome Marketing 2.0 é dado a segunda fase do Marketing, desenvolvida ainda o longo do último século. Já foi chamado de “ A Era dos Consumidores”, seu foco é estudar as necessidades dos clientes através da coleta de dados e só então desenvolver um produto que solucione os problemas desse público.

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 é o nome dado a terceira fase do Marketing. Popularizado no livro “Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano” do papa do marketing, Philip Kotler.

Aqui, ao invés da empresa focar nas necessidades funcionais do consumidor, o protagonismo é sobre os valores humanos e da conexão emocional entre cliente e empresa. Não quer dizer que as necessidades não importam, mas o foco é outro.

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Marketing 4.0

O Marketing 4.0 é uma estratégia baseada em pesquisa. Esse tipo de marketing reque mais do que apenas engajamento online. O envolvimento tem que ser feito paralelamente em off-line também. Os relacionamentos digitais, quando falamos em crescimento econômico, são apenas uma parte da eficácia do marketing digital. A outra parte é feita pelo marketing tradicional.

Na era do “Marketing Tradicional”, o conceito se dividia em 4 estratégias, os famosos 4 P’s.

  • Preço;
  • Praça;
  • Produto;
  • Promoção;
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Na Evolução para o digital houve a necessidade de oferecer uma experiência além da compra, logo esse 4 se tornaram 8 P’s. Eles foram citados logo no início do texto.

Os conceitos do digital

Bom, primeiro passo é conhecer mais de perto os P’S que direcionam qualquer profissional de marketing na elaboração de um planejamento estratégico.

Produto

O que eu quero vender? O que eu estou realmente entregando para o meu cliente?

Mas mais do que isso, é preciso entender e definir o que será entregue nesse produto:

  • O conceito dele
  • Quais as funções que ele deve desempenhar
  • Como ele é fisicamente, com o que ele se parece
  • Como o cliente pode utilizá-lo
  • Qual o nome dele

O produto é aquilo que se vê da empresa. Todas as outras coisas são importantes, mas o produto determina o sucesso ou o insucesso do negócio.

Pesquisa

A pesquisa é a peça-chave do marketing digital. Ela é o início de tudo. Para se planejar algo você precisa de informação, dados quantitativos, qualitativos, mercado, público, canais e etc.

Planejamento

Sabendo o que você precisa fazer, o segundo passo é planejar. É estruturar onde você está, para onde você vai e como chegar até lá. É no planejamento que são decididos todos os detalhes de campanhas, lançamentos e outras possibilidades.

Produção

Após realizar o planejamento, sabendo onde está, o que precisa ser feito e onde chegar, chegou a hora de fazer! Quanto mais rico o conteúdo, mais engajamento se criar com os leads. O volume disso e onde ele será ”lançado” são as questões agora. E o mais importante é a padronização dessa estratégia, seguir o planejamento e as diretrizes da campanha.

Publicação

Essa é a parte mais óbvia. Produziu, publicou. Diferente de publicações no passado, quando dependiam de impressão ou de longas e caras gravações, agora é só subir o material para um site, redes sociais, YouTube e afins.

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Promoção

Os investimentos devem ser feitos em uma estratégia de marketing digital, o que adiante ter conteúdo se eles não chegam a todos? Com o digital, é possível fazer uma segmentação perfeita, que já foi definida no planejamento. As promoções podem ser feitas em diferentes plataformas, Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e outras.

Propagação

O significado de propagar é espalhar. No digital, pode se chamar de virilizar. Essa parte tem muito haver com 2 coisas: Tráfego orgânico e qualidade de conteúdo. A formula disso é totalmente desconhecida. Não existe receita de bola para produzir um viral, da mesma forma que não existe uma pessoa exatamente igual a outra. Então não espere que você irá emplacar um viral por mês.

Personalização

O último P do marketing digital é bem característico do mundo digital. Aqui não dá para ser genérico ou evasivo. As campanhas precisam ser bem específicas e objetivas. Qualquer mudança que seja solicitada aqui tem que ser feita o mais rápido possível.

A Precisão tem muito a ver com a assertividade e as métricas são a principal aliada dessa fase.

Marketing Digital, Vamos na prática?

Boa agora que os preceitos básicos do marketing digital foram explicados, chegou a hora de entender como é na prática.

Seja na Tv, Rádio, Outdoors ou pelo telefone, somos bombardeados por informações o tempo todo. Mas como podemos trabalhar online?

Marketing dos mecanismos de buscas (SEM)

O SEM é o grupo de estratégias que visa a otimização de sites nos buscadores. Usando as boas práticas de otimização, os sites têm maiores chances de aparecerem nos primeiros resultados.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia abusa de conteúdos ricos para chamar a atenção de leads em potencial e clientes. Por meio de materiais de diferentes tipos, em diversos canais, é possível educar o mercado, engajar e criar o relacionamento gerando mais negócios.

Otimização dos mecanismos de buscas

Essa estratégia de otimização é mais que uma ferramenta, é uma obrigação. Toda ação digital deve ser pensada para SEO, pois ele influência diretamente nos algoritmos de buscas que vão ranquear suas páginas.

Marketing de Mídias Sociais

Não tem muito segredo aqui. O planejamento inicial das suas campanhas vai mostrar em quais redes a marca precisa estar presente. Abuse desse canal, que é o mais democrático do mundo.

Anúncios pague por clique (PPC)

O anúncio pague por clique é o meio como se faz anúncios de links patrocinados. É a famosa publicidade paga do Google, Google ads. Essa opção gera oportunidades focadas em palavras-chaves e é inserida em pesquisas por esses termos.

Marketing de afiliados

É uma relação comercial em que um afiliado, uma pessoa interessada, divulga o produto/serviço da sua marca. Em troca, ganha uma comissão para cada venda. O aumento da divulgação em diferentes canais e endereços é a maior vantagem.

E-mail Marketing

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Já falamos sobre a importância do e-mail marketing e sobra ser uma ótima opção para concretizar negócios e fidelizar a clientela. Ele é personalizado, segmentado e fala exatamente o que o lead disse que quer ouvir.

Claro que uma estratégia de marketing não para por aí. Isso tudo vai depender do objetivo e da dimensão da comunicação. Mas, por enquanto já é um ótimo ponto de partida para você começar a pensar na sua estratégia de marketing digital. Quer ver outros artigos sobre Marketing digital, acesse nosso blog!

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