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Influenciadores digitais: O que não te contaram sobre eles.

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Quem nunca sonhou em se tornar um grande influenciador digital? Nesse momento, você pode estar pesquisando diversas maneiras de se tornar um grande fenômeno na internet. Mas também tem a sua grande dúvida nos segredos que percorrem essa carreira.

Nos últimos anos, nossas vidas foram impactadas por nossos queridinhos influencers. Apesar de ser algo já existente a alguns anos, tomou uma grande proporção de uns tempos para cá. Os sonhos das crianças em serem, policiais, bombeiros, médicos, engenheiros, entre outros, foram tomados pela febre de se tornarem grandes formadores de opiniões para seu público.

Mas, você sabe o que é um influenciador digital?

Em primeiro lugar, o Influenciador Digital é um indivíduo que possui um público muito fiel e engajado em seus canais online. Assim, consegue em alguma medida, influenciar a tomada de decisão de seus seguidores. De acordo com a Revista Forbes (uma grande porta voz quando se trata de marketing digital), que usa do termo “influência”, neste contexto, diretamente relacionamento aos seguidores com quem o influenciador compartilha conteúdo.

Outra rede como a Influencer Marketing Hub (Estados Unidos) diz que o influenciador “tem o poder de afetar a decisão de compra por causa da sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público”.

Mas como saber se sou um pequeno ou grande influenciador digital?

Não existe o “tamanho” correto para ser considerado um influenciador. Você pode ter milhões de seguidores ou pode ter apenas algumas centenas. É por isso que hoje em dia existem algumas classificações para os influenciadores de acordo com seu número de seguidores.

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Essas classificações são levadas em consideração quando marcas fazem ações com influenciadores. Assim constitui a base do “marketing de influência”. O influencer marketing (como é conhecido em inglês), acontece quando uma grande marca se associa aos creators para alcançar seu público com fins de marketing. Então não basta apenas o número de seus seguidores. Por isso precisamos de uma avaliação mais completa e é aí que entra novos critérios.

O tripé da influência

Para as grandes empresas analisarem seu perfil e chegarem ao veredito de que você é um “bom” influenciador para sua marca, não está baseado somente em seus seguidores como falamos anteriormente, outros três aspectos tão importantes quanto seguidores são analisados. São eles: Alcance, Relevância e Ressonância.

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Alcance

Qual o potencial do influenciador em espalhar a sua mensagem ao público. Se ele tem muitos seguidores, seu alcance naturalmente tende a ser bem grande. Mas se os seus seguidores também têm muitos seguidores, o alcance se torna ainda maior com reposts e mais reposts.

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Ressonância

A Ressonância vai nos mostrar o quanto seus seguidores estão efetivamente passando a mensagem adiante dentro do seu segmento. O que você diz está sendo compartilhado, discutido ou comentado? Está havendo um engajamento ou interação entre o seu nicho? E principalmente é aqui na ressonância que conseguimos diferenciar os verdadeiros influenciadores daqueles que apenas compram seguidores.

Relevância

Por último, mas não menos importante, temos a relevância que o influenciador digital tem dentro do seu segmento ou nicho. Nos preocupamos muito em ter milhares de seguidores em nossas redes. Entretanto esquecemos muitas vezes de que precisamos apenas ser relevantes dentro do grupo que você influenciador se propôs a influenciar.

Na relevância é onde conseguimos tirar um dos maiores erros que marcas cometem em avaliar um influenciador apenas pela quantidade de seguidores ou por número de interações num post. Com a medida tomada pelo Instagram agora em 2019, escondendo parcialmente o numero de curtidas em cada post. Dessa forma obrigando uma marca, empresa ou pessoa a criar uma analise mais completa para ver se realmente esse influenciador é relevante dentro de seu nicho.

Relevancia-influencer

Classificações dos influenciadores

O mercado adotou alguns termos para especificar os diferentes tipos de influenciadores digitais. Assim diferenciando cada um quanto a sua natureza. Já que podem ser pessoas que conquistaram fama na própria internet ou em outras mídias.

Nativos Digitais

Aqui é onde está a maior gama dos influenciadores, são os famosos que formaram seu público na própria plataforma online e redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook, Snapchat etc.) 

Exemplos: Whindersson Nunes, Carlinhos Maia e PewDiePie.

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Celebridades

Assim como o nome já diz, são pessoas que ficaram famosos em mídias tradicionais (TV, Cinema e Rádio). Tendo essa grande popularidade criaram seu público nas redes sociais.

Exempli: Luciano Hulk, Anitta e Neymar.

Celebridades-influenciadores

Jornalistas

Não muito diferente das celebridades, já que também usaram sua reputação e renome adquiridos para construir seu público nas redes sociais.

Exemplos: Evaristo Costa e William Waack

Jornalista-influenciador-digital

Ativista

Diferente dos demais segmentos, a audiência foi formada não exatamente porque lançaram um determinado conteúdo. Mas porque conseguiram conquistar uma posição de liderança em grupos que lutam em torno de uma causa.

Exemplos: Emma Watson e Luisa Mell

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