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O que é Endomarketing?

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Endomarketing nada mais é que o marketing que conhecemos mas voltado para ações internas na empresa. Em alguns lugares também chamam essa ação de Marketing Interno. Mas o intuito final é o mesmo, visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, com comunicação, motivação e diminuindo a rotatividade.

Mas afinal…

O que significa Endomarketing?

O Endomarketing é a principal ferramenta usada para reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários). Dessa Forma que visando atrair cada vez mais profissionais altamente qualificados para a empresa. Quando você faz uma pequena pesquisa para ver quais são as melhores empresas para se trabalhar, você vai notar que as principais são aquelas que tem um forte trabalho com endomarketing visando melhorar o ambiente de trabalho para seus funcionários e colaboradores.

O principal investimento em endomarketing gira em torno da influência que o colaborador pode trazer dentro e fora da empresa, eles possuem um contato direto com seu produto ou serviço tornando cada um mais apto para opinar e influenciar pessoas ao seu redor.

Vamos te dar um exemplo para ficar mais fácil de entender:

Pense que você é um vendedor de sapato, está satisfeito com seu trabalho, com as condições impostas e tem um grande estímulo para avançar e crescer. Isso faz com que você fale mais sobre seu local de trabalho para amigos, familiares e toda essa informação é passada de um para outro.

As pessoas começam a ter uma percepção diferente do seu negócio, começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática. Assim desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio. É assim que grandes empresas se destacam no mercado, por que ficar de fora? Quando pensamos nesse tipo de influência, precisamos considerar.

4 Motivos para trabalhar com Endomarketing

Otimização da Produtividade

Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos com o seu trabalho, eles o executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio e podem também fazer melhorias dentro da empresa gerando um custo menor em algum processo.

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Colaboradores motivados

A empresa se mostrando mais aberta para ideias e melhorias que os funcionários tem a oferecer e isso começa a motivá los. A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar.

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Qualidade de trabalho

Quem nunca ficou estressado ou exausto no trabalho que atire a primeira pedra…

Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress nos escritórios.

Menor rotatividade

Ao perceber que está inserido em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade e bem-estar dos colaboradores, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa, não pensando apenas no salário, mas pela importância que a empresa dá para todos os seus funcionários.

Endomarketing-rotatividade

Certo, mas a dúvida é:

O que preciso fazer para implementar?

O primeiro passo é se lembrar de que o endomarketing vai trabalhar a parte interna da empresa. Assim focando sempre nos colaboradores e na percepção a respeito do lugar onde trabalham. Para isso, é preciso realizar um trabalho que compreenda as maiores necessidades e dificuldades da equipe da sua empresa. É nessa hora que o RH entra.

Pratíca

Esse setor precisa entrar em contato com todos os funcionários e conversar a respeito do que pensam da empresa. Quais são as coisas que precisam ser mudadas e reestruturadas e como a empresa pode ajudá-los diariamente. Uma vez levantadas essas informações, é hora de começar a estruturar ações de endomarketing. Essas ações precisam trazer o colaborador para cada vez mais perto da empresa.

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Dentre as práticas mais comuns de endomarketing, encontramos o treinamento de equipes que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles no dia a dia. Além disso, percebemos também que a bonificação por resultados também tem sido algo muito trabalhado por empresas que já se atentaram a necessidade de investir em marketing interno.

Essa bonificação acontece de acordo com o desempenho de cada integrante da equipe, e é uma forma de mostrar que a empresa realmente reconhece os esforços diários dos colaboradores a fim de decolar os negócios.

Durante e após o processo de implementação, é fundamental manter pesquisas de satisfação junto aos colaboradores. Além de pedir a opinião de cada um deles sobre o que pode ser mudado na empresa – e como sugerem que isso seja feito. Ao fim de todas as ações de marketing interno, será possível notar uma melhora considerável do clima no local de trabalho. Pois os colaboradores estarão cada vez mais motivados e satisfeitos com o ambiente em que estão inseridos, além de se esforçarem cada vez mais para aumentar e otimizar os resultados alcançados mensalmente pela empresa.

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