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O que é chatbot? Como posso usar ele a favor do meu negócio

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Chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”.

Estamos falando de uma ferramenta que vem mudando a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes. E tudo se deve à combinação de disponibilidade constante e tempo de resposta quase que instantâneo. Isso os torna uma forma bastante atraente de otimizar processo e melhorar o relacionamento com seus leads e clientes.

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Quando pensar no o que é um chatbot, lembre-se da Siri, da Apple. Ela consegue fazer várias coisas, como ligar para alguém da sua agenda, programar um alarme, contar uma piada, fazer pesquisas na internet… Mas você não consegue ensinar algo para ela, certo?

O que muitas empresas estão fazendo é escolher alguns processos (como venda, consulta de pagamentos ou dúvidas frequentes) para colocar em um fluxograma, estruturar na forma de diálogo e cadastrar dentro de uma ferramenta apropriada.

Como funcionam os chatbots?

Existem muitas maneiras de perguntar a mesma coisa, e quando você faz a configuração não consegue colocar todas no sistema. No entanto o chatbot com inteligência artificial faz com que, mesmo perguntando de uma forma não programada, você obtenha respostas corretas.

Primeiramente, é construído um banco de dados com perguntas e respostas frequentes, imagens, links, vocabulário próprio, entre outros elementos. Em seguida, esse conteúdo é incorporado no chatbot para que ele consiga guiar o usuário até a solução do seu problema específico.

A segunda lógica tem com base a inteligência artificial. Assim, através de um processo de aprendizado, o software registra as interações dos usuários e, com base nesse histórico, fornece respostas mais precisas para cada pergunta. Embora tudo ocorra de maneira automática na ferramenta, o segredo está nas predefinições ou seja, na preparação do conteúdo e no desenvolvimento das informações do chatbot.

Onde posso usar o bot na minha empresa?

O chatbot pode ser usado para realizar vendas, tirar dúvidas sobre seus produtos, captar informações ou até mesmo identificar em qual estágio do funil o Lead está. Mas não recomendo usá-lo para substituir o atendimento humano, pois existem demandas mais complexas que o bot não pode resolver. Esteja preparado para elas deixando uma pessoa disponível.

Em seguida, pense em qual o canal o bot deve estar disponível segundo esse objetivo. Algumas pessoas colocam na sua página do Facebook, outras no próprio site. Quando você coloca um bot em sua rede social está abrindo um canal para todas as pessoas que entram em sua página. Já dentro de uma página logada, são apenas clientes. Notou a diferença?

Com o objetivo escolhido, liste os pré-requisitos que a ferramenta de bot deverá ter. Assim você consegue descartar as opções de forma mais fácil.

Vou passar alguns exemplos:

  • Vender pelo bot (integração com sistema de estoque e meios de pagamento);
  • Marcar consultas (horário) na agenda (integração com Google Calendar);
  • Abrir atendimento (integração com um software de atendimento, como o Zendesk);
  • Analisar estágio do funil.
  • Quais as formas de pagamento?
  • Quanto tempo para entregar?
  • Posso trocar um produto?
  • Qual a garantia oferecida?
  • Como o custo do frete é determinado?
  • Por que preciso informar meu CPF?

Quais as vantagens de ter um bot?

Você já deve ter percebido inúmeras razões para apostar nessa ferramenta no seu negócio. Mas, neste tópico, vamos deixar tudo mais claro ainda. Para resumir, aqui estão algumas da principais vantagens da implantação de chatbots como parte de sua estratégia digital.

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Conseguem processar um grande volume de solicitações: Se o seu negócio recebe muitas solicitações ao mesmo tempo, não é necessário aumentar o modelo ou a capacidade da equipe para atender a toda essa demanda. Um chatbot bem construído permite que a empresa consiga dar retorno a várias pessoas de forma simultânea.

São flexíveis: Os chatbots têm a vantagem de serem facilmente usados em qualquer setor. Ao contrário de outros produtos, que exigem que você faça desenvolvimento e testes para mudar de plataforma, os chatbots são relativamente simples de trocar. É preciso apenas “treinar” o bot, dando a estrutura e o fluxo de mensagens corretos para alternar o seu campo ou setor atual.

Automatizam processos repetitivos: Vamos ser honestos: ninguém gosta de fazer o mesmo trabalho de novo e de novo em um curto período de tempo. Os chatbots ajudam a automatizar tarefas que devem ser realizadas com frequência, economizando tempo e aumentando a produtividade da sua equipe. De quebra, acabam sendo um fator preventivo à desmotivação no ambiente de trabalho, justamente por evitar a entediante repetição de tarefas.

  • Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana;
  • Múltiplos canais de atendimento;
  • Nova forma automatizada de entrar em contato com seu Lead.

Como criar um chatbot no Facebook Messenger

É muito fácil programar seu primeiro chat no Facebook Messenger. Se quiser deixar uma mensagem de saudação automática, é só seguir os seguintes passos em um desktop:

  1. Clique em “Configurações” na parte superior da sua fan page;
  2. Clique em “Mensagens” na coluna da esquerda;
  3. Encontre a opção “Envie respostas instantâneas para qualquer pessoa que enviar mensagens para a sua Página”, e selecione-a;
  4. Clique em “Alterar”, configure a mensagem automática e clique em “Salvar”.

Ainda há outras opções, como mensagens de ausência. Você pode saber mais na própria página de orientação do Facebook.

Ainda há muitos negócios que estão no início da estratégia, começando a entender seu funcionamento e vantagens. Se você está nesse estágio, a hora é agora.

Estamos em um ótimo momento para aprender mais sobre a tecnologia e extrair tudo o que a ferramenta pode oferecer aos seus objetivos. Além disso, não faltam razões para acreditarmos que isso tudo é apenas o início. Podemos esperar chatbots ainda melhores conforme a tecnologia avança.

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