Sabemos o quanto é importante para as marcas estreitarem o relacionamento com o seu público e isso acaba impulsionando o nascimento de novos pontos de contato com elas, como as mídias alternativas.
Trazer novas experiências para o seu público através dos meios de comunicações que fogem dos tradicionais pode ser uma estratégia que traz inúmeras vantagens e resultados incríveis.
Continue lendo esse artigo para entender o que é a mídia alternativa e as diversas maneiras de usá-la.
Entenda o que são as Mídias Alternativas
São mídias que fogem do padrão tradicional, como TV, jornal, internet, rádio e externa, e geralmente são exibidas para o público em lugares e situações diferentes.
As mídias alternativas acabam impactando menos pessoas, entretanto são bastante direcionadas para o público que quer entregar e o seu maior foco é veicular em lugares diferentes.
Além disso, eles têm formatos que dão liberdade para ter ideias fora da caixa, usar e abusar da criatividade e aproveitar a oportunidade de interação com o público.
Conheça as 11 principais Mídias Alternativas
Confira abaixo, as 11 principais mídias não-tradicionais que são as principais e mais usadas pelos anunciantes:
- Veículos;
- Mobiliário Urbano;
- Ônibus e Metrô;
- Escadas rolantes de shoppings;
- Telas em ambiente externo;
- Telefones públicos;
- Embalagens;
- Elevadores;
- Intervenções em ruas e prédios;
- Mobiliário de banheiros;
- Espaços em aviões.
E quais são as principais vantagens das Mídias Alternativas?
Quando o seu negócio aposta em uma mídia que não seja convencional, você traz para a marca, visibilidade, diferenciação, inovação, custo-benefício, repercussão e localidade.
Confira a seguir as 6 principais vantagens em escolher a Mídia Alternativa para a divulgação do seu negócio.
1 – Visibilidade
Em lugares como dentro de um avião ou no ponto de ônibus, a chance do seu negócio ser percebido é bastante considerável, ainda mais se for exposta de maneira coerente, a ação trará muitos impactos positivos.
2 – Diferenciação
Ela proporciona de maneira natural um grande destaque para a marca, por isso se você escolher formatos diferentes, interações criativas e locais de exibição inusitados, eles reforçarão a diferenciação das veiculações.
3 – Inovação
Negócios que investem em inovação sabem que esse é um fator bastante competitivo que não passa despercebido pelo público. Por isso, que uma das diversas formas de inovar em campanhas de comunicação para o seu negócio é utilizar de formatos diferentes de mídias alternativas, criar maneiras de veicular anúncios e ter uma interação efetiva com o seu público.
4 – Custo-benefício
Quando comparado com os meios de comunicação tradicionais, o investimento para a contratação das mídias alternativas é relativamente mais baixo, porém, também é mostrada para menos pessoas, mas muito mais específico.
Por isso, é válido avaliar que dependendo do objetivo da campanha, o custo-benefício das Mídias Alternativas se torna mais interessante.
5 – Repercussão
Se a mídia alternativa escolhida for capaz de interagir com o seu público de maneira criativa, tem grandes chances de repercutir de maneira orgânica, trazendo o fortalecimento do seu negócio.
6 – Localidade
Uma das propostas dos meios de veiculação é mostrar a publicidade em lugares específicos, para atingir um específico grupo de pessoas que frequentam o local, através de uma situação pontual.
Vale lembrar, que é importante fazer parte do contexto local para que os resultados sejam bons.
Conheça as 5 melhores formas de utilizar das Mídias Alternativas
É importante que seja analisado o objetivo do cliente para que a campanha seja veiculada nos meios não tradicionais.
1 – Preste atenção para o local de exibição
O local que será exibido a mídia é muito importante, pois caso o seu negócio seja de relógios de alto custa, não vale adesivar locais dentro de um ônibus, por exemplo. Por isso, estude bem o seu público e escolha o melhor local para veicular.
2 – Adeque o conceito da ação com o seu negócio
Marcas tradicionais, que necessitam manter a sua seriedade, precisam ter cuidado na hora de escolher formatos mais alternativos. Então, esteja sempre atento no propósito da marca para ver se faz sentido veicular algo nas mídias alternativas.
3 – Mescle os tipos de mídia
Quando você contrata mídias de maneira isolada, sem criar um contexto ou uma ligação entre elas, podem não ter o retorno esperado.
Por essa razão, mescle os meios sendo mídias tradicionais ou alternativas, online ou offline, digitais ou impressas, garantindo para o seu negócio uma oportunidade maior de contato com o seu público.
4 – Tenha uma interação adequada
Uma outra maneira de utilizar os formatos de mídias alternativas da melhor forma, é analisar qual interação será feita com o seu público, afinal ela precisa fazer sentido tanto para o seu negócio quanto para o público.
5 – Avalie os processos
É fundamental para que você alcance resultados incríveis, o monitoramento de cada meio utilizado, além das datas de veiculação, peças publicitárias utilizadas, pagamentos e todos os processos que estão envolvidos na aprovação de uma campanha.
Quer ter mídias alternativas para a divulgação do seu negócio ou algum produto específico? Entre em contato conosco que iremos selecionar os melhores meios para a divulgação do seu negócio.