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O impacto dos micros influenciadores: Por que eles são uma ótima opção para pequenas empresas?

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Sabemos que as redes sociais e o marketing de influência se tornaram peças-chave para promover marcas ou produtos. Enquanto os influenciadores maiores dominam os holofotes, uma nova tendência está surgindo no mundo do marketing: os micros influenciadores.

Com uma base de seguidores menor, porém bastante engajados e segmentados, esses influenciadores estão cada vez mais fortes no momento de promover uma marca ou produto.

Entenda neste artigo o que são os micros influenciadores e como eles trazem diversos benefícios para as pequenas empresas.

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Entenda o que são os micros influenciadores

Os influenciadores geralmente são divididos em 5 categorias, tais como:

  1. Nano influenciadores: 1.000 a 10.000 seguidores;
  2. Micro influenciadores: 10.000 a 50.000 seguidores;
  3. Influenciadores nível médio: 50.000 a 500.000 seguidores;
  4. Macro influenciadores: 500.000 a 1.000.000 de seguidores;
  5. Mega influenciadores e celebridades: a partir de 1.000.000 de seguidores.

Os micros e nano influenciadores são criadores de conteúdos mais focados em nichos e representam a maioria no Instagram e TikTok. O grande diferencial dos micros influenciadores é que possuem uma alta taxa de engajamento e influência sobre o seu público.

Além disso, eles possuem um foco mais específico, com dedicação em um nicho especial, como moda, família, maquiagem, alimentação, estilo de vida, viagens e outros, além de serem conhecidos pela sua veracidade e experiência dentro do seu campo de interesse e estabelecem conexões mais forte com os seus seguidores.

Eles dedicam tempo para estabelecerem um relacionamento mais próximo com o seu público, dando atenção, respondendo comentários, mensagens diretas e tendo mais interação com o público de maneira mais significativa.

Isso faz com que seja criado um senso de comunidade e intimidade muito forte, o que faz com que os seguidores sejam mais receptivos ao que eles indicam.

Aliás, é um fator-chave para o impacto no marketing a alta taxa de engajamento que os micros influenciadores possuem, afinal já que os seguidores possuem um interesse autêntico no conteúdo que é compartilhado, é muito mais provável que esse público consuma tudo que eles indicam.

Essa influência é traduzida através de um alcance maior e um grande impacto para as marcas ou produtos que se ligam a micros influenciadores, particularmente quando falamos de um público-alvo estritamente segmentado.

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Entenda a diferença entre micros influenciadores e macros influenciadores

Os micros influenciadores acabam se destacando pelo grande alcance e seu poder de influência sobre o público. Eles possuem a capacidade de impactar e alcançar uma grande quantia de seguidores, englobando diversos nichos e demografias.

Aqui estão as 5 principais diferenças entre micro e macro influenciadores:

1 – Alcance e número de seguidores

A diferença mais óbvia é o tamanho da base de seguidores de cada um, os macros influenciadores possuem um alcance muito maior, contando com centenas de milhares ou até mais de seguidores, enquanto os micros influenciadores têm um número menor.

2 – Taxa de engajamento

Uma grande vantagem dos micros influenciadores é a sua alta taxa de engajamento, como possuem uma base menor de seguidores, é mais fácil dele interagirem com os seguidores. Isso faz com que os seguidores se sintam parte de uma comunidade, aumentando o envolvimento do público com o conteúdo publicado.

3 – Estilo de conteúdo

Os macros influenciadores costumar abordar assuntos de maneira mais profissional, já que normalmente contam com uma equipe por trás da produção de conteúdo, já os micros influenciadores normalmente produzem seus próprios conteúdos, fazendo com que fique mais original e compartilhável.

4 – Segmentação e nicho

Os macros influenciadores normalmente possuem um público mais amplo, abrangendo vários interesses, já os micros influenciadores conseguem se concentrar em nichos mais específicos e segmentados, além de possuírem um conhecimento mais especializado de um determinado assunto ou área.

5 – Custo e acessibilidade

Os macros influenciadores acabam cobrando um valor mais alto por conta de possuírem um alcance maior. Entretanto os micros influenciadores cobram menos, fazendo com que o marketing de influência se torne mais acessível para empresas que possuem orçamentos limitados.

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5 vantagens de trabalhar com micros influenciadores para pequenas empresas

1 – Autenticidade e Credibilidade

Normalmente, eles contam com uma base de seguidores mais engajada e que confiam na sua opinião, além de se destacarem pela proximidade e autenticidade, pois o público vê os micros influenciadores como pessoas comuns que compartilham seus conhecimentos e experiências.

2 – Segmentação do público

Como os micros influenciadores são criadores mais focados em nichos específicos, eles possuem uma capacidade de alcançar um público bem mais segmentado e isso se torna muito vantajoso, principalmente, para pequenas empresas, pois consegue direcionar sua mensagem e orçamento para que ele atinja um grupo específico que estão mais favoráveis a se interessarem por seus serviços e produtos.

3 – Envolvimento e engajamento

A taxa de engajamento deles é mais alta quando comparada com os influenciadores de grande escala, já que conseguem dar muito mais atenção ao seu público, aumentando a chance de engajamento por parte do público, podendo gerar conversas mais originais em torno da marca.

4 – Custo-benefício

Normalmente, os micros influenciadores cobram menos por suas colaborações e parcerias, isso faz com que o marketing de micros influenciadores se torne mais acessível para pequenas empresas que possuem orçamentos menores.

Além disso, a chance de os resultados serem mais significativos são maiores, devido ao alto nível de envolvimento e segmentação.

5 – Alcance local

Para as empresas pequenas que acabam atendendo uma área específica os micros influenciadores podem ser de grande valia, já que possuem mais seguidores da própria região, fazendo com que aumente a visibilidade da sua empresa e atraia um público relevante.

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5 dicas de como encontrar micros influenciadores para o seu negócio

1 – Analise os seus clientes

O primeiro passo é avaliar os seus clientes atuais, identificar características demográficas, como gênero, idade, localização e interesses comuns.

2 – Faça pesquisas

As pesquisas com questionários vão te ajudar a coletar informações importantes do seu público-alvo, faça pergunta sobre os seus interesses, necessidades, preferências de consumo e redes sociais mais usadas.

3 – Analise dados demográficos e de comportamento nas redes sociais

Use ferramentas que possibilitam a análise das redes sociais para conseguir informações comportamentais e demográficas sobre o seu público-alvo. Explore dados como gênero, idade, localização, interesses, hashtags populares, as páginas que seguem e o tipo de conteúdo que mais interagem.

4 – Acompanhe e pesquise seus concorrentes

Acesse as páginas dos seus concorrentes para ver os influenciadores que usam, dessa maneira você conseguirá encontrar criadores de conteúdo relevantes para o seu nicho e reconhecer lacunas nas estratégias dos concorrentes.

5 – Use ferramentas de busca de influenciadores

As ferramentas de marketing de influência, permitem que você faça a busca através de filtros, facilitando a identificação de influenciadores relevantes para o seu público-alvo.

A partir do momento que você consegue entender o seu público-alvo e nicho, conseguirá encontrar com mais facilidade os micros influenciadores que partilham interesses e valores semelhantes aos da sua marca, possibilitando o sucesso das suas campanhas de marketing de influência.

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Conheças as 4 métricas que você deve avaliar dos micros influenciadores

  1. Taxa de engajamento;
  2. Parcerias anteriores;
  3. Alinhamento de marca;
  4. Credibilidade e reputação.

Defina as 4 práticas importantes para ter sucesso na sua campanha com micros influenciadores

1 – Opções de remunerações flexíveis

Explore opções de remunerações que possam ser atrativas para os micros influenciadores, além do pagamento em dinheiro. Isso engloba fornecimentos de produtos gratuitos ou até amostras, oferecer programas de marketing de afiliados, onde os influenciadores escolhidos recebem uma porcentagem através das vendas geradas.

Trabalhar com diversas maneiras de remuneração faz com que a colaboração seja mais acessível e atraente para todas as partes.

2 – Tenha expectativas e metas claras

Antes de dar start na parceria, deixe as expectativas claras em termos de escopo do trabalho, quantidade de postagens, estilo de conteúdo e as datas que as publicações precisam acontecer.

Além do mais, deixe claro as metas específicas quem quer alcançar com a campanha, como aumento de engajamento, alcance da marca e até das vendas, dessa forma ajudará a direcionar a estratégia e fazer a avaliação final da colaboração.

3 – Métricas-chave para medir o sucesso

Antes de começar a trabalhar com os micros influenciadores, faça a definição de métricas para avaliar o desempenho da campanha, incluindo taxas de engajamento, alcance e se possível conversão, como vendas diretas ou até cliques em links disponibilizados.

4 – Faça o acompanhamento e refinamento das campanhas

Qualquer campanha precisa ser monitorada com constância e se necessário refinada. Analise diariamente os dados e as métricas para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado.

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Com isso, podemos concluir que ter micros influenciadores para alavancar pequenas empresas é uma ótima opção, por isso comece hoje mesmo investindo neles e se não sabe por onde começar, entre em contato com a gente.

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