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Market Place – Entenda o que é e todas as suas vantagens

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Os marketplaces são conhecidos como vitrines ou shoppings virtuais, já que oferecem espaço que contam com uma ótima estrutura e tráfego para quem quer vender online investindo pouco, além de serem muito lucrativos.

Com certeza você já escutou falar sobre Mercado Livre, Magalu, Amazon e outros, eles são alguns marketplaces bem populares na internet e que contam com inúmeros consumidores ativos todo mês.

Porém, antes de começar a vender os seus produtos ou serviços através dessas plataformas, é preciso compreender melhor como funciona o marketplace e os seus benefícios para vendas online.

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Entenda o que é Marketplace

Um marketplace é um site de e-commerce que dá permissão para que outros lojistas utilizem a plataforma para as vendas de produtos próprios, em troca ganham uma comissão em cima de cada venda, ou seja, este é um modelo de negócio online onde os clientes podem escolher de maneira livre as empresas com as quais desejam fazer negócio.

O marketplace é um modelo muito popular, principalmente porque oferece benefícios para todos que estão envolvidos, tais como:

  1. Os clientes podem comparar preços e realizar as compras somente em um site;
  2. Os lojistas contam com uma plataforma que terão um alto fluxo de visitantes e sempre estará pronto para realizar vendas;
  3. Os detentores do marketplace, pois coletam uma parte de cada venda realizada.

Conheça os 3 principais conceitos básicos do Marketplace

1 – Comissão

Essa é uma taxa que o marketplace cobra sobre o volume de todas as vendas que são realizadas, essas comissões são diferentes para cada marketplace, além de variarem conforme a categoria de produto.

2 – Intermediador financeiro

Essa é a instituição de pagamento responsável por interceder as transações entre anunciantes e compradores. Esses são parceiros comerciais importantes para que a compra segura seja garantida para o lojista e o cliente.

Os 5 principais intermediadores financeiros são:

  • Moip;
  • Cielo;
  • Mercado Pago;
  • Pagseguro;
  • Paypal.

3 – Prazo de pagamento

Ele é o tempo que o marketplace tem para repassar o dinheiro da compra para a loja e o prazo pode variar entre 2 dias úteis para até 45 dias após a entrega ou postagem da encomenda.

Em diversos marketplaces, a loja acaba recebendo o pagamento somente quando a mercadoria é entregue e avaliada pelo cliente, a fim de disponibilizar segurança e tranquilidade para os compradores.

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Qual a diferença entre Marketplace, E-commerce e Loja Virtual?

É imprescindível saber que Marketplace não é e-commerce e nem loja virtual, pelo menos não de maneira isolada.

O e-commerce é todo o ambiente online onde há uma transação de compra, ou seja, pode ser uma rede social, site, WhatsApp ou marketplace.

Por outro lado, a diferença principal entre um marketplace e uma loja virtual está no fato de que em uma loja virtual, os produtos são administrados de ponta a ponta por apenas uma empresa.

Enquanto isso, no marketplace diversas empresas usam o mesmo espaço, pagando apenas uma taxa para a companhia que é proprietária do site. Em alguns casos, a empresa que gerencia o marketplace é responsável pela logística na entrega dos produtos, isso é o que ocorre no Mercado Livre, Amazon e Americanas.

Isso é fundamental para você entender qual é momento da sua empresa e em qual desses é melhor investir.

Confira as 3 vantagens de vender em Marketplace

1 – Mais visibilidade e consequentemente mais vendas

Uma das principais vantagens de levar o seu negócio para marketplaces é a visibilidade que essas plataformas trazem, já que eles possuem um ótimo tráfego, já que há grandes investimentos em marketing e anúncios para atração de milhares de clientes para dentro do site.

Além do mais, diversas empresas que criam marketplaces já são consolidadas no mercado, dessa forma as pessoas têm mais confiança no momento de comprar algo na internet.

2 – Investimento inicial baixo

Outra vantagem para quem escolhe vender nos marketplaces é o custo baixo e retorno rápido.

Todos os marketplaces possuem uma taxa de uso, porém é menor do que o necessário para criar um site do zero ou até abrir uma loja física.

Por exemplo, para anunciar no Mercado Livre, não precisa ter investimento algum, já que possuem versão gratuita.

Além de tudo, alguns marketplaces disponibilizam que você impulsione através de anúncios e isso pode ser muito efetivo.

3 – Risco menor para lojistas

Será bem difícil vender o seu produto ou serviço na internet sem tráfego e sem confiança dos consumidores.

Além disso, o marketplace é um espaço muito bom para a validação dos seus produtos e estratégias do seu negócio fazendo um baixo investimento.

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Entenda como funciona o Marketplace

Alguns marketplaces, como o Mercado Livre, autorizam que pessoas físicas e jurídicas realizem o cadastro na plataforma, em outros lugares, apenas pessoas jurídicas podem fazer esse cadastro para vender no marketplace.

À medida que for fazendo as primeiras vendas, precisará pagar uma comissão em cima do valor, além disso, alguns também cobram uma taxa fixa por utilizar a plataforma.

Afinal, os marketplaces recebem milhares de visitas diárias, além de que a estrutura da loja online já vem toda pronta, ou seja, só precisa realizar o seu cadastro e fazer um catálogo de produto para realizar os anúncios.

Conheça os 5 principais Marketplaces do Brasil

Agora que já descobrimos que vender pela internet traz muitas vantagens, chegou a hora de conhecer os principais marketplaces do Brasil.

1 – Mercado Livre

Ele é mais popular e maior marketplace do Brasil e já faz parte da vida de muitos brasileiros, com certeza, você já realizou alguma compra dentro da plataforma.

Esse é o principal marketplace de toda a América Latina e apresenta em torno de 60 milhões de ofertas em tempo real.

O Mercado Livre, em apenas 1 segundo a plataforma chega a realizar 9 vendas, ou seja, são mais de 30 milhões de usuários ativos que diariamente compram por lá.

Por esse motivo, o tráfego do Mercado Livre é primordial para quem que fazer as primeiras vendas pela internet, afinal as chances de vender através da plataforma são maiores do que em qualquer outro local.

Além disso, o Mercado Livre há sistemas integrados que auxiliam na logística da empresa como o Mercado Envios e o Mercado Pago, ou seja, você tem toda a estrutura necessária para iniciar as vendas.

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2 – Americanas Marketplace

A Americanas Marketplace, faz integração de sites como Americanas.com, Shoptime e Submarino, ou seja, se você realizar o cadastro do seu produto na Americanas Marketplace, eles serão anunciados nesses outros sites também.

Essa plataforma é uma grande concorrente do Mercado Livre, já que hospedam mais de um marketplace, aumentando ainda mais o potencial da plataforma.

3 – Amazon Brasil

Quando a Amazon trouxe os seus serviços para o Brasil, outros marketplaces grandes, notaram quem um concorrente forte estava chegando para disputar espaço nas vendas.

E a maior surpresa é que após dois anos a Amazon conseguiu conquistar um lugar de destaque no ranque dos melhores marketplaces do país.

Um detalhe importante é que além de vender produtos novos na Amazon, você também pode realizar vendas de produtos usados ou reformados.

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4 – Magazine Luiza

Sabemos que a Magazine Luiza é uma rede de varejo brasileira que vende eletrodomésticos, porém há algum tempo, a empresa escolheu abrir um espaço para pequenos e médios empreendedores realizarem a venda de produtos dentro do marketplace da Magalu.

Dentro da Magalu há mais de 900 lojas e está em pelo menos 16 estados do Brasil, sendo que os principais segmentos de vendas são eletrônicos, celulares, móveis e informática.

5 – Facebook Marketplace

Ele surgiu por conta de uma necessidade dos usuários do Facebook, já que muitos utilizavam para comprar e vender produtos e, mediante o crescimento do mercado de comércio eletrônico, a empresa acabou desenvolvendo uma ferramenta distinta para essas atividades.

O Facebook Marketplace intermedia compras e vendas oficiais da rede, além disso a ferramenta está no Brasil desde 2018 e fez com que as negociações entre lojas e clientes ficasse muito mais amigável e profissional.

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Entenda quem pode realizar vendas dentro de um Marketplace

Geralmente qualquer pessoa pode vender através de um marketplace, porém é válido lembrar que a maioria das plataformas acabam exigindo um CNPJ ou até oferece condições especiais para vendedores que estão regularizados.

É importante ressaltarmos que começar a vender pela internet tendo um CNPJ é a melhor opção, já que com uma empresa legalizada você conseguirá separar suas finanças empresariais e pessoais, além de emitir notas fiscais e conseguir abatimentos em impostos.

Confira como realizar a precificação de produtos para Marketplaces

Veja algumas dicas que separamos de como precificar os seus produtos de forma correta:

  • Faça o mapeamento dos custos fixos e variáveis;
  • Considere as taxas do marketplace;
  • Analise os preços praticados pela concorrência.

Como fazer anúncios nos marketplaces?

Toda vez que algum cliente faz uma procura por um produto dentro de um marketplace, ele acaba tendo acesso a muitos anúncios.

Esses anúncios nada mais são que páginas que possuem informações sobre o produto, isso quer dizer que anúncios do seu negócio vão acabar competindo diretamente com os dos seus concorrentes.

Dessa forma, confira algumas dicas de como anunciar nos marketplaces de forma eficaz:

  • Utilize fotos de qualidade que enfatizam a real natureza do seu produto;
  • Tenha preços competitivos, porém tenha cuidado com a sua margem de lucro;
  • Faça as descrições dos seus produtos de forma detalhada com todas as informações importantes.
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Confira 4 dicas importantes de como vender no seu Marketplace

Para começar é importante falar que é completamente possível iniciar as primeiras vendas nesse modelo de negócio.

Da mesma maneira, também é possível usar os marketplaces mesmo tendo uma loja online ou física e sabemos que é normal surgir dúvidas, por isso listamos 4 passos importantes para começar a vender nos marketplaces, confira:

1 – Opte por uma plataforma de marketplace de sua preferência

Você não precisa escolher somente uma, porém é imprescindível colocar os produtos em lugares estratégicos, comparando as tarifas e taxas pra usar o espaço.

2 – Tenha documentos em mãos

Como já citamos, a maioria dos marketplaces exigirão um CNPJ, por esse motivo, é preciso ter determinados documentos antes de realizar o seu cadastro. Normalmente, essa lista fica disponível no site da própria plataforma.

3 – Cadastre os produtos

Depois de efetuar o seu cadastro, você precisará cadastrar os produtos dentro da plataforma. É importante que se atente a todos os detalhes como tamanhos, medidas e peso.

4 – Se atente aos detalhes logísticos

Ainda que uns marketplaces sejam responsáveis pela entrega, porém outros não, por isso, faça o ajuste dos detalhes logísticos para que todos os produtos comprados cheguem corretamente na casa dos clientes.

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Entenda quanto custa vender em Marketplaces

Alguns marketplaces cobram uma taxa mensal para utilizar a plataforma, somado a uma porcentagem sobre cada venda, que pode variar bastante de um marketplace para outro.

Confira algumas taxas que listamos dos principais Marketplaces:

  • Mercado Livre: taxa varia de 11% a 19%;
  • Shopee: comissão fixa de 12%;
  • B2W: comissão fixa de 16%;
  • Magazine Luiza: taxas variam entre 10% e 20%;
  • Amazon: taxas vão variando conforme o plano escolhido;

Conheça os 3 tipos de Marketplace

1 – Marketplace B2B

Eles são voltados para o comércio entre empresas, por exemplo, entre empresas e fornecedores, pequenas e médias empresas, grandes e pequenas empresas, as possibilidades são inúmeras.

2 – Marketplace B2C

Eles são voltados para empresas que vendem os seus produtos ou serviços para o consumidor final, nele há mais variedades e geralmente é composto por grandes varejistas.

3 – Marketplace C2C

Nesse segmento de Consume to Consumer, ou seja, de consumidor para consumidor, é normal encontrar os sites de produtos usados de diversos tipos.

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Mas além dessas definições, ele também pode ser dividido em 3 subcategorias, como:

1 – Marketplace de produtos físicos

A maioria acaba encaixando nessa categoria, ou seja, são sites voltados para a venda de bens físicos e os principais marketplaces são:

  • Americanas;
  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • Elo7;
  • Casas Bahia;
  • Magazine Luiza;
  • Entre outros.

2 – Marketplace de serviços

Há os marketplaces de serviços que permitem a comercialização de produtos digitais, como:

  • Ifood;
  • Uber;
  • 99Freelas;
  • Getninjas;
  • Udemy;
  • Entre outros.

3 – Marketplace de aluguel

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Já esses modelos são normais dentro do segmento hoteleiro e um dos exemplos mais famosos é o Airbnb, que é uma plataforma para locação de casas ou apartamentos por temporadas.

E aí, seu negócio possui um marketplace? Conta aqui nos comentários para nós.

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