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Marketing para médicos – Entenda o que é e como funciona?

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O setor tornou-se concorrido já que o número de profissionais de saúde tem aumentado, tornando necessário o desenvolvimento de ações que evidenciar o diferencial dos serviços oferecidos.

Neste sentido, o marketing para médicos é importante para atração de novos pacientes.

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Entenda o que é Marketing para Médicos

É um conjunto de práticas efetuadas com o intuito de divulgar a atividade profissional relacionada à medicina, além de atrair novos clientes.

Entretanto, o marketing não é apenas para a realização da publicidade de um produto ou serviço, mas serve também para comunicar e entregar algo valioso para o público, por isso, que o sucesso da campanha irá depender da experiência oferecida.

Sabemos que há muitos anos a maneira de atrair clientes era através do boca a boca, além de catálogos de convênios e da distribuição dos cartões de visita nos principais comércios da cidade.

Com o avanço da tecnologia, as pessoas mudaram a maneira de consumir e passaram a ser mais exigentes.

Além disso, em razão de mostrarem cada vez mais preocupação com a saúde, começaram a utilizar a internet para esclarecimento de dúvidas sobre certas doenças e para encontrar médicos que possuem boas avaliações.

Por isso, é imprescindível que o seu negócio tenha uma boa presença digital, dessa forma você potencializará as suas estratégias, além de ajudar pessoas.

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Conheça a importância de fazer o seu Marketing para Médicos

Como já citamos acima o mercado digital está sempre em expansão, pois cada dia mais as pessoas se tornam usuárias da internet e redes sociais.

Com isso, você tem todos os motivos para inserir o seu negócio neste ambiente, fazendo com que o seu número de clientes expanda.

Para você ter ideia dessa expansão, segundo uma pesquisa da Internet and American Life Project do Pew Research Center, 35% dos norte-americanos afirmam que utilizam a internet para ir atrás de informações sobre os sintomas que estão sentindo.

Dessa maneira, você pode aproveitar a presença digital do seu negócio para transmitir conhecimento e experiência a outras pessoas, podendo evitar que elas encontrem conteúdos com informações mentirosas.

Por isso, o marketing para médicos não é importante somente para atrair mais pacientes para o seu consultório, mas para criar uma fidelização e para ajudá-los nos cuidados da saúde. Mas, vale ressaltar que todas as estratégias definidas não substituem um bom atendimento presencial.

Entenda como funciona o Marketing para Médicos

Quando comentamos em desenvolver ações de marketing, é importante entender que há etapas que precisam ser cumpridas para alcançar resultados satisfatórios.

Então, confira a seguir o que precisa ser executado para montar um bom planejamento de marketing sem perder o foco do que é importante, a atuação médica.

Para começar, o primeiro passo para a divulgação do consultório na internet é fazer a definição dos objetivos, afinal o marketing pode ser efetuado para alcançar diversas possibilidades, dentre as 4 mais importantes, como:

  1. Educação da população sobre a importância de cuidar da sua saúde ou até sobre sintomas que podem indicar algum problema na saúde;
  2. Desenvolvimento de autoridade em determinado segmento da saúde;
  3. Conquista de novos pacientes;
  4. Fidelização dos pacientes atuais.

Dessa maneira, após a definição de qual resultado quer alcançar, chegou o momento de conhecer a sua persona.

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 Conhecendo a persona

No marketing, identificar a persona é uma das tarefas mais importantes para que a sua estratégia tenha sucesso.

Para isso, é preciso que você analise as características que seus pacientes possuem em comum, pois a sua persona é uma pessoa fictícia que será criada com base nessas informações.

Dessa forma, ao ter a sua persona, você conseguirá concentrar todos os seus esforços de marketing para o seu público específico, com isso você melhorará a assertividade da sua comunicação.

Confira 4 estratégias eficientes

1 – Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares de sustentação para qualquer campanha, afinal ele oferece diversos benefícios, como, fortalecimento da sua presença digital, educação do seu público, fidelização dos pacientes e auxílio na criação de autoridade.

Além do mais, é uma estratégia que dá um retorno muito alto sobre o investimento. Ainda assim, o marketing de conteúdo consiste em criar um blog e elaboração de artigos que traga conteúdos informativos, que responderão às dúvidas da sua persona.

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2 – E-mail marketing

Para quem dúvida da eficácia do e-mail, ele ainda é uma ferramenta muito eficiente para atrair novos clientes e fidelizá-los. Uma estratégia muito boa é a criação de uma newsletter recorrente sobre assuntos relacionados à saúde ou até chamando para conferir os novos artigos disponíveis no blog.

Além dessas finalidades, você pode utilizar o e-mail marketing para felicitar os seus pacientes em seu aniversário, falar sobre medicamentos ou tratamentos realizados e outros assuntos.

3 – Site otimizado para conversão

O primeiro passo para inserir o seu consultório no meio digital é através de um site, mas para não ser apenas mais um entre outros, ele precisa ser bem pensado para realizar conversões.

Dessa maneira, o seu site precisa contar com um design que funcione bem em computadores e celulares, contendo uma interface intuitiva, onde contenha dados de contato e que esteja associado com o seu blog.

4 – Postagens para redes sociais

Saiba que as redes sociais são um terreno bem promissor para a captação de pacientes, porém eles também são concorridos, por mais que existam diversas redes, recomendamos que a sua atenção esteja voltada para Instagram e Facebook.

Além do mais, você pode usar essas redes para divulgação dos conteúdos do seu blog ou até criar conteúdos específicos para elas, seja sobre uma notícia importante sobre o que está acontecendo no setor da saúde ou até curiosidade sobre doenças ou tratamentos.

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Agora conheça o que não pode ser feito no Marketing para médicos

A prática do Marketing para médicos é regularizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e tem como intuito coibir divulgações mentirosas, sensacionalistas ou abusivas. Essas regras estão no Manual de Publicidade Médica, estabelecido na resolução nº 1.974/11.

Por isso, para evitar punições do CFM, você precisa ter um bom conhecimento dessa norma, por esse motivo listamos as principais regras que irão nortear as suas estratégias de marketing.

Conheçam agora mesmo:

  • Fotos dos pacientes: não podem ser utilizadas fotos em materiais promocionais, mesmo com a autorização do paciente;
  • Campanhas sensacionalistas: em qualquer rede social ou site, não deve conter chamadas ou palavras sensacionalistas que causem um grande impacto na população;
  • Títulos de especialista: há permissão para divulgar até dois dos seus títulos de especialista, desde que eles estejam registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Comercialização de equipamentos: todos os consultórios são autorizados a anunciar equipamentos médicos, entretanto, os anúncios não devem passar a mensagem de que garantem o sucesso daquele tratamento;
  • Utilização de material impresso: receituários, guias de exame ou qualquer outro material que tenha sido impresso e que exista no consultório precisa ter o nome do médico, especialidade, CRM e registro de qualificação de especialista (RQE);
  • Participação de campanhas publicitárias: todos os profissionais da área da saúde estão proibidos de participar de anúncios de marcas, produtos, técnicas ou métodos não reconhecidos pela comunidade científica;
  • Proibição de usar algumas impressões: nas publicidades do consultório, não podem utilizar termos como, o melhor, o mais eficiente, o único capacitado, resultado garantido ou qualquer termo similar que transmitem a mesma ideia;
  • Consultoria médica virtual: a substituição de consultas virtuais por presenciais não é autorizada, exceto algumas vezes;
  • Oferta de descontos ou preços: as peças publicitárias produzidas não podem ter formas de pagamentos e parcelamentos ou preços dos procedimentos, muito menos conceder descontos.
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Logo, com essas informações você já está apto para iniciar as suas estratégias de marketing em conjunto com uma agência capacitada, que irá auxiliar na transformação do seu negócio no digital.

Ficou com alguma dúvida? Quer tirar as suas ideias do papel? Entre em contato conosco agora mesmo.

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