fbpx

Leads – O que são e qual sua importância?

TBT-Thumbnail
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe

Certamente, com o contínuo crescimento do mercado, nos deparamos sempre com novas marcas em diversos setores. Além de fidelizar consumidores, as marcas devem, cada vez mais, gerar novos interessados, ou seja, gerar leads.
Você já ouviu falar sobre eles?

Leads-o-que-sao-funil

O que são Leads?

Leads são pessoas que demonstram interesse em sua marca, seus produtos ou serviços. Na maioria das vezes esse interesse é demonstrado através do preenchimento de algum formulário. Onde consumidor disponibiliza um e-mail ou telefone para receber mais informações sobre a marca.

Em resumo, o lead é um usuário que está muito próximo da sua empresa. Então assim que ele entra começa a fazer parte do seu funil de vendas que visa que o seu lead chegue até o final do funil. Assim, onde o processo de venda acontece.

Qual a importância?

A importância de um lead não está apenas na possibilidade de gerar uma venda como muitos pensam. Ela começa a partir do momento que ele demonstra interesse em ter mais informações sobre uma empresa..

Por isso, quando alguém demonstra esse interesse maior em sua marca e no seu conteúdo, já está um passo a frente para efetivar uma compra. Afinal o lead já criou uma certa confiança em você através do conteúdo gerado. O próximo passo é trabalhar mais ainda a comunicação para que este primeiro contato se torne algo a mais. E futuramente possa ser convertido em uma venda.

É importante demais gerar leads, pois você passa a criar um diálogo com pessoas que têm o mesmo interesse, ou seja, o seu serviço, a sua marca. Criando essa aproximação o seu lead vai ficando confortável para te escolher futuramente como o parceiro de negócio dele.

Como gerar?

A comunicação é o essencial para gerar leads. Além do tradicional preenchimento do formulário, você pode gerar leads com influenciadores digitais, por exemplo.  Afinal, são pessoas que podem gerar curiosidade no público sobre a sua marca.

Seja qual for o método, gerar leads é sempre importante para a marca. Lembre-se sempre de trabalhar sua comunicação para torná-los consumidores em algum momento. E após esta etapa, é só fidelizar o seu cliente.

Mas pessoal da Loopa qual a diferença entre visitante, contato e lead qualificado? Vamos te contar.

SEO-CTA

Visitante

Visitante nada mais é o público que entrou nas suas redes sociais, sites ou qualquer outro canal de comunicação viu o seu conteúdo, mas ainda sim não compartilhou nada sobre você. Mas e como faço para captar esse visitante? Simples, use um CTA, ou seja, Call to Action ou Chamada para Ação fazendo com que o visitante tenha alguma interação, com a finalidade de ir para as próximas etapas.

Contato

Mas e o contato, o que é? Basicamente é o cara que já disponibilizou o seu e-mail depois que viu o seu CTA. Mas lembre-se só o e-mail não é o bastante para nomear ele de Lead, mas calma, você está perto.

Com o e-mail em mãos você consegue fornecer ao seu contato conteúdos interessantes, mas tome cuidado para não cair no spam e não saia bombardeando o seu contato de e-mail, afinal você quer que ele vire seu lead.

Lead Qualificado

Essa denominação engloba aquele usuário que já identificou que tem um problema e está realmente interessado em contratar seu serviço.

Nessa altura do campeonato o seu conteúdo precisa ser muito mais específico, afinal você precisa convencer o seu lead que a sua empresa é o local que ele estava procurando por todo esse tempo.

Dica importante e para levar para vida toda: NUNCA compre lista de e-mails, além de não serem qualificados e muitas vezes não terem o mínimo de interesse no seu produto/serviço, você poderá queimar a imagem da sua empresa e a gente sabe que você não quer isso.

Dica de Ouro: Os melhores lugares para você gerar seu lead qualificado

Leads-qualificados

Há inúmeros lugares, estratégias para você gerar seus leads, muitas já foram testadas e comprovadas que realmente funcionam, mas sabemos que no mundo digital tudo muda muito rápido, então faça testes sempre, veja qual será o seu melhor resultado, afinal às vezes o que deu super certo para aquela pessoa não vai dá certo para você, então teste.

Mas vamos falar de alguns meios aqui, bora:

Blog

Ter um blog é muito importante para você atrair usuários qualificados, afinal ali dentro você só vai falar sobre assuntos que realmente são relacionados ao seu negócio, mas é importante aplicar bem o SEO nos seus artigos, com um bom SEO o seu lead te achará muito mais fácil.

Lembra do CTA? Então, insira banners com alguns CTA relacionados ao assunto daquele artigo, instiga o seu público a interagir com o seu conteúdo, com você.

E-mail Marketing

Meio de comunicação super poderosa, mas lembre-se o que eu já falei lá pra cima, use com moderação.

Com o passar do tempo, dos conteúdos gerados no seu blog, com os formulários preenchidos sua lista de e-mails irá aumentar e será um canal incrível para você fazer divulgações e até lançamentos de materiais exclusivos.

Testes, aqui também é legal fazer teste, afinal você tem que descobrir qual o melhor horário para você disparar esses e-mails.

Mídia Paga

Sua empresa é nova e você está sentindo muita dificuldade de captar leads? A mídia paga é um ótimo meio para dar uma acelerada nas conquistas dos leads, mas lembre-se você tem que ter muito bem definido o público que quer atingir, falamos sobre público-alvo em um outro artigo aqui, confere lá caso você ainda não saiba como fazer essa definição.

Só não fique 100% dependente da mídia paga, afinal ela está cada vez mais cara e competitiva, mas para dar aquele up no começo é super válido. As ferramentas mais utilizadas são o Facebook e Google Ads, mas caso você ache que o seu público não está nelas, existem outras também que irão te ajudar.

E volto a repetir, faça testes de público, palavras-chave que mais são procuradas no seu segmento.

E aí ficou mais alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe-a aqui nos comentários para que possamos te ajudar a esclarecer! E depois que aplicar essas dicas vem aqui contar pra gente seus resultados também!


Quer receber novidades da Loopa?

Receba todas as novidades! É simples basta deixar seu e-mail e clicar no botão enviar!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp