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Instagram – O que esperar para 2023?

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Com uma visão única para o futuro do Instagram em 2023, a pesquisa Instagram Trend Report tem como foco ajudar os criadores de conteúdo a ficarem atualizados com as tendências a produzir com os seus seguidores relacionamentos mais forte.

Esse estudo é o primeiro publicado pelo Instagram que trata as tendências culturais e sociais dos usuários mais jovens, da Geração Z, além disso, foi criado em outubro de 2022, e aborda diversos tópicos, como beleza, moda, comida, música e justiça social.

Acompanhe neste artigo mais sobre o assunto para ficar de fora de tudo que está rolando no mercado ou até perder seguidores.

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Entenda a importância de dar atenção às tendências do Instagram

Já sabemos o quanto o Instagram ele é uma das redes mais popular e importante do mundo, por isso, é imprescindível entender as regras que guiam os algoritmos para que as empresas tenham um bom desempenho e tenha destaque dos seus concorrentes com o marketing digital.

Dessa forma, entender como essa rede social funciona é uma maneira ótima de aumentar o fluxo do seu tráfego e gerar mais resultados para as empresas.

Entendendo a lógica do algoritmo, você compreenderá melhor como as publicações dos seus conteúdos são exibidas para os usuários e como podem ser otimizadas para que atinja o maior número de pessoas possível.

Confira quais são as tendências para o Instagram em 2023

Para 2023 é previsível que o Instagram seja o cenário de diversas tendências, como alternativas sustentáveis para beleza e moda, apoio à diversas causas alimentares e ambientais, fortalecimento do metaverso, utilização do digital como plataforma para ganhar dinheiro.

Essa lista abrangente mostra uma evidência do comportamento humano na rede social, que tem uma base grande de 1,44 bilhões de usuários. Para entender melhor cada ponto, além de compreender como as marcas podem utilizar as oportunidades que o Instagram oferece como tendências para o ano.

1 – Apoio às causas sociais

O engajamento de jovens em causas sociais crescerá ainda mais nesse ano de 2023, de acordo com o relatório de tendências do Instagram, principalmente em questões que estão ligadas à deficiência física ou intelectual, dessa forma, preferem seguir um influenciador que apresenta uma necessidade especial.

Essa é um tendência que foi bastante incentivada através da chegada de Maxwell Fort, o primeiro político da Geração Z nos Estados Unidos, com isso é esperado que mais jovens tenham consciência e defenda essas causas.

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https://www.instagram.com/ajessicapaula/

2 – Preocupação com o meio ambiente

Os consumidores não estão mais querendo escutar palavras como “ecologicamente correto” ou “sustentabilidade”, eles querem atitudes que tenham impacto.

Além do mais, em torno de 82% dos consumidores anseiam que marcas deem prioridade as duas forças, como pessoas e planeta, no lugar do lucro, dessa forma, acredita que empresas precisam ter uma ação para melhorarem seu desempenho no mercado.

3 – Monetização da rede

Sabemos que a geração Z está cada vez mais consciente das suas finanças, por exemplo, em 2023, 85% dos jovens possuem planos de adquirir novas habilidades e 25% os usuários das redes sociais procuram expandir seu conhecimento em relação ao tema.

Nesse mesmo ano, vários deles almejam transformar a paixão em projetos que produzam renda através da monetização do seu conteúdo, por outro lado, há usuários que apenas querem se expressar e se divertir na internet, de acordo com a “Creators in the Creator Economy: A Global Study” da Adobe, que foi publicada em 25 de agosto de 2022.

 4 – Experiências presenciais

É esperado que quase um terço dos usuários dessa geração encontrem-se interessados em viver experiências presencias, com isso, deverá acontecer o crescimento de comunidades formadas por criadores e fãs, quando se reunirem com influenciadores.

Além do mais, há expectativas que sejam criados conteúdos para diversas plataformas, como o podcast. O Trend Report 2023, apresenta que os adolescentes apresentam interesses maiores por diversas mídias para conseguir aproveitar o conteúdo dos influenciadores preferidos.

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5 – Equidade no metaverso

Criar mundos novos está nos planos da geração Z, através do metaverso para conseguirem expressar suas individualidades e fomentar a igualdade nos espaços digitais, por exemplo, 67% concordam que todos os avatares precisam refletir um número maior de variedade de corpo, tons de pele e roupas.

6 – Unindo fronteiras através da gastronomia

Você sabia, que 68% dos usuários do Instagram estão explorando a cultura através da gastronomia? Isso mesmo, eles estão usando conteúdos virais e os criadores de nicho para achar comidas típicas de diversas culturas.

Dessa forma, a rede tem sido uma porta de entrada para esses jovens se aproximarem de outras culturas através do paladar.

7 – Alavancagem do social commerce

O uso de compras ao vivo através das mídias sociais começou a se tornar mais comum no início da pandemia em 2020 através de lives no Instagram e YouTube para compartilhar conteúdos comerciais.

O Instagram ainda não possui um recurso próprio para o social commerce, porém o YouTube, TikTok e WhatsApp já ofertam ferramentas desse tipo, a tendência é que o Instagram lance também algo a respeito disso.

Nos Estados Unidos foi lançado em 2022 a compra através do chat, que pode ser percebida como parte de um teste para analisar a aceitação do público à ideia de comprar e pagar por produtos e serviços diretamente dentro da plataforma.

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8 – Consumo de produtos para cuidados com a pele e beleza

Sabemos o quanto os jovens estão mais conscientes sobre os impactos que as mudanças climáticas está fazendo, e isso tem gerado um aumento pela procura de produtos de cuidados com a pele. Com isso, para esse ano de 2023, eles irão investir em maquiagens que tenha componentes benéficos para a saúde da pele e protetores solares.

Além dos produtos de beleza serem uma parte importante da autoexpressão para esses jovens, que acabam usando esses itens para expor a sua personalidade, criar looks experimentais, mas principalmente se sentir mais confortáveis.

9 – Marketing com nanoinfluenciadores e microinfluenciadores

No lugar de contar com grandes nomes das mídias sociais, as marcas e seus consumidores estão cada vez mais escolhendo para os nanos e microinfluenciadores, que acabam ofertando experiências mais autênticas e que possuem um maior nível de engajamento.

Esses influenciadores contam com um número relativamente baixo de seguidores, mas possuem uma ótima taxa de engajamento, em torno de 8,7% maior em relação aos macroinfluenciadores. Por isso, podemos esperar que nos próximos anos, as marcas escolham uma abordagem liderada pela comunidade, trabalhando com os nanos e microinfluenciadores.

10 – Humanos que promovem marcas

No ano passado (2022), a Dove incentivou que o seu consumidor criasse conteúdo para a marca e participassem de campanhas aumentando o envolvimento dos usuários com a marca.

Para esse ano de 2023, é provável que essa tendência alavanque ainda mais, com as empresas utilizando a humanização para a promoção de autenticidade e engajamento.

Além do mais, podemos esperar que usem estratégias ainda mais descontraídas para aprofundar esse relacionamento com os seguidores, através de um tom mais conversacional, além do uso de imagens que promovam mais proximidades do público.

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11 – Crescimento dos jogos como uma alternativa às plataformas de mídia social

Através da busca de novas maneiras de se divertir, o crescimento da indústria de jogos está projeto para alcançar cerca de US$321 bilhões até o ano de 2026, além da popularidade gradativa dos jogos de realidade virtual e realidade aumentada que também acaba contribuindo para a melhora da indústria.

Devido a essa grandeza, as empresas que desenvolvem os jogos ofertam diversas oportunidades para que as marcas aproveitem todo o seu potencial para a promoção de interações sociais e interação da comunidade.

12 – Conheças as possibilidades em redes descentralizadas

As redes descentralizadas acontecerão devido à falta de censura e controle dos usuários, por isso, podemos prever que para esse ano de 2023, teremos essas redes se tornando cada vez mais populares, já que as pessoas estão cada vez mais querendo privacidade.

13 – Eliminação contínua dos cookies de terceiros

Em 2023, temos a previsão que chegará ao fim os cookies de terceiros, apesar de terem permitido a personalização da experiência do usuário, há preocupações gradativas sobre a privacidade, e os todos os consumidores estão bem cansados de sofrer invasões.

Para as plataformas de mídias social e marcas, isso tem o significado de que precisarão criar suas soluções confiáveis, além de prover na privacidade e transparência ao consumidor.

Uma vez que o LGPD e o GDPR já foram criados, podemos aguardar que novos regulamentos e novas leis sejam criadas em todo o mundo.

Entenda como elaborar conteúdos bons e adequados às tendências do Instagram

É previsto que a maior parte do conteúdo disponíveis no Instagram seja de vídeo durante os próximos anos, por ser muito relevante, porém é válido ressaltar que ele deve ser um conteúdo curto.

O vídeo tem o potencial de conseguir mais engajamento e é uma ótima forma de educar o seu público, de acordo com um relatório, 73% dos usuários optam por assistirem vídeos curtos para conhecer mais sobre um produto ou serviço.

Mediante a tempos de atenção ágil, onde as pessoas ficam em média 8,25 segundos em um conteúdo, a informação de tamanho reduzido dentro de vídeos curtos, faz com que a marca consiga engajar mais o seu público.

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https://www.instagram.com/agencialoopa/

Ficou com alguma dúvida? A sua marca já aplica alguma dessas tendências? Compartilha aqui com a gente nos comentários.

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