O marketing de influência vem se tornando uma das principais estratégias de marketing por empresas e marcas nos últimos anos em todo o mundo.
Ele envolve a coparticipação entre marca e influenciador digital que tenha um grande alcance em uma determinada plataforma, como Instagram, TikTok e outras plataformas.
De maneira geral, o marketing de influência utiliza influenciadores digitais para promoção de uma marca ou produto para sua audiência, essa estratégia tem como objetivo aumentar a visibilidade e credibilidade da sua marca fazendo uso de um influenciador popular.
De acordo com a Squid, uma plataforma de marketing de influência no país, o número de influenciadores no Brasil cresceu em torno de 64% nos anos de 2019 e 2020, além disso ela mostra que 95% desses influenciados utilizam o Instagram como a principal plataforma para divulgarem seu conteúdo.
Entenda as categorias que são divididos os influenciados no Marketing de Influência
Eles podem ser divididos em 2 tipos, dependendo muito de cada influenciador e da plataforma utilizada.
O primeiro tipo mais comum é o marketing de influência de celebridades, onde a marca contrata personalidades de destaque para que promova a sua marca ou produto.
O segundo tipo é o marketing de influência com micro influenciadores, onde marcas fazem parceria com influenciadores que possuem menos seguidores, mas que independente desse número, têm uma audiência muito engajada e específica em um nicho de mercado, o nicho que seu produto ou marca atingem.
As plataformas que são mais populares entre eles, são Instagram, TikTok, YouTube, Twitter e Facebook, onde cada uma possui suas vantagens e desvantagens próprias, além disso a escolha da plataforma vai depender também muito do público-alvo da marca e do estilo de conteúdo que será promovido.
Conheça os motivos para utilizar influenciadores no Marketing de Influência
Há diversas vantagens em usar o marketing de influência para promover sua marca ou produto, primeiro ele permite que as marcas alcancem um público bastante engajado e bem direcionado, tornando mais provável o envolvimento com o conteúdo que está sendo promovido.
Além do mais, ele é uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade da sua marca e construir essa credibilidade com o público, já que as recomendações dos influenciadores digitais são vistas com frequência como mais verdadeiras e confiáveis do que as campanhas publicitárias tradicionais.
Porém, é válido ressaltar e fixar na mente que o uso de influenciadores não é uma solução mágica para todos os problemas de marketing, as marcas precisam escolher os influenciadores corretos, que estejam alinhados com os valores da sua marca e do público que você quer atingir.
Ainda assim, as campanhas de marketing de influência precisam ser verdadeiras e importantes para a audiência do influenciador, senão, pode acabar parecendo algo forçado e até prejudicar a imagem da marca.
Aprenda 6 maneiras de como escolher os influenciadores ideais para a sua marca
A tarefa de escolher influenciadores para sua marca é muito importante e desafiadora, eles precisam estarem alinhados com os objetivos e valores do seu negócio, além do público-alvo ser o mesmo que o seu.
Para que isso aconteça, é preciso de pesquisa e análise, afinal isso fará com que você crie uma parceria eficiente e confiável que traga benefícios tanto para a sua marca quanto para o influenciador.
1 – Saiba identificar os seus objetivos de marketing
Antes de sair procurando influenciadores, é imprescindível conseguir identificar quais são os seus objetivos de marketing, se você deseja ter aumento nas suas vendas, aumentar a conscientização da sua marca ou até lançar um novo produto.
Saber os seus objetivos te auxiliará a encontrar o influenciador certo para alcançar as suas metas.
2 – Defina o perfil do seu público-alvo
Entender e identificar quem é o seu público-alvo é essencial para encontrar o influenciador correto, identifique características comportamentais, demográficas, os seus interesses, dessa maneira isso irá te ajudar a determinar qual influenciador conseguirá se conectar como seu público-alvo.
3 – Analise a autenticidade do influenciador
Sim, ainda existem influenciadores que compram seguidores ou até que utilizam táticas duvidosas para aumentar a audiência. Por isso, analise se o influenciador escolhido tem um público que realmente engaja e é real, você pode fazer isso através das taxas de engajamento das publicações e analisando se os seguidores desse influenciador são genuínos.
4 – Verifique a relevância do conteúdo desse influenciador
É válido observar se o conteúdo feito pelo influenciador está de acordo com a sua marca e se possui uma experiência em promover produtos semelhantes ao seu.
Por isso, verifique o estilo de conteúdo que esse influenciador publica geralmente e como ele se conecta com a sua marca ou produto.
5 – Analise todo o histórico do influenciador
Analise se o influenciador que você escolheu possui um histórico positivo de parcerias com outras marcas, observe as marcas que ele já trabalhou e analise como essa parceria foi recepcionada pelos seguidores e se marca conseguiu ter benefícios através dessa parceria.
6 – Faça negociação dos termos de parceria
Depois que você encontrou o influenciado ideal para promover a sua marca ou produto, é importante negociar os termos dessa parceria, incluindo o estilo de conteúdo que ele irá produzir, o tempo de divulgação, o valor que será pago e as expectativas de ambas as partes.
Quer implementar essa estratégia de influenciadores na sua marca? Conte conosco para planejarmos juntos e selecionarmos o melhor influenciador para a sua marca ou produto.