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Google ADS x SEO: Quem é o melhor para o seu negócio?

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De acordo com a NZN Intelligence, 88% dos consumidores brasileiros buscam informações sobre os produtos antes de decidirem a compra.

Por esse motivo as empresas estão investindo cada vez mais em estratégias no digital para atrair os possíveis clientes para o seu negócio com o intuito de aumentar os seus resultados.

Dessa maneira o orçamento para o SEM, Search Engine Marketing, tornou-se imprescindível para que haja o crescimento das empresas dos mais variados segmentos.

E como o SEO e o Google ADS são diferentes estratégias de SEM, os profissionais começaram a procurar entender sobre cada um e as suas principais diferenças de atuação para saber se é bom investir nos dois ou escolher um deles.

Para descobrir as principais diferenças de cada um continue lendo este artigo!

SEO

O famoso SEO, é a otimização de sites para mecanismos de busca, e é um conjunto de estratégias e táticas que possuem como objetivo de fazer as páginas conquistarem um melhor posicionamento na busca orgânica do Google ou outros buscadores.

Mas a estratégia não se resume somente a isso, já que o SEO ajuda a identificar oportunidade para o negócio, fortalece a marca e ainda torna mais fácil a venda online.

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Conheça os 4 pilares do SEO

1 – Tecnologia:

Otimizações onpage que são focadas em melhorar a parte técnica do site, arquitetura da informação e outras.

Esse pilar envolve qualquer tipo de obstáculo tecnológico que pode gerar alguma dificuldade durante a leitura e na interpretação do código pelos bots ou até trazer mais dificuldades nas conversões no seu negócio.

2 – Usabilidade:

É o que foca na melhor experiência do usuário durante a navegação no site, e são tratadas questões na arquitetura, abertura de página e design.

3 – Conteúdo:

Cada vez mais o Google aprimora os seus algoritmos para que consigam oferecer a melhor experiência para o usuário quando vai entregar os conteúdos. Sem contar que quando o conteúdo é otimizado ele é estratégico porque ajuda nas conversões e ranqueamento.

4 – Autoridade:

Relacionado à conquista de links de qualidade, não apenas para aumentar o referral traffic, mas sim para crescer a autoridade da marca em determinadas pesquisas de palavras-chaves e termos que os usuários mais mostram interesse. E nessa parte, as estratégias de Link Building são importantes.

Conheça os principais objetivos de SEO

  • Qualificação do tráfego;
  • Conquista das primeiras posições da busca orgânica;
  • Awareness;
  • Aumento das conversões;
  • Crescimento da base de leads;
  • Alavancamento de vendas ao longo prazo;
  • Resultados duradouros.

O que é SERP?

SERP é a página de pesquisa do motor de busca. Ou seja quando você pesquisa algo no Google e ele devolve os resultados é ali que está a briga de ranqueamento. Aquilo é a SERP.

Ali também podemos diferenciar o que é Ads ou SEO. Dessa forma o adwords aparecerá em primeiro, SEMPRE! Porém vemos a primeira desvantagem do Ads, sem dinheiro sem aparecer na frente. Como você já deve saber o Google Ads é uma ferramenta paga.

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Google ADS – O que é?

É uma plataforma do maior buscador para a criação de campanhas de anúncios online, ou seja, é tudo o que você encontra acima da página de resultado da busca orgânica do Google destacado como anúncio. Porém, há outros tipos de link patrocinados que pode ser criado e gerenciado pela plataforma:

– Rede de pesquisa:

Todas as publicidades online que aparecem no fim e início da SERP. A campanha é configurada para que apareça para quem digitar a palavra-chave. E ao clicar no anúncio, o usuário é direcionado para a loja virtual e é cobrado da marca.

– Rede display:

Links patrocinados que são exibidos em blogs ou sites de notícia, eles são exemplos de mídia paga e fazem parte das campanhas display do Google ADS, onde há banners, anúncios em e-mail e textos. Assim essa rede atinge em torno de 90% dos usuários do maior buscador do mundo.

– Anúncio de vídeo:

O Google ADS possui uma modalidade para que as propagandas sejam exibidas em streaming no YouTube, além disso, você pode configurar anúncios em vídeo para que fiquem disponíveis em toda rede display.

– Anúncio no Google Shopping:

É a campanha voltada para e-commerce e negócios locais, onde há a disponibilização do inventário de produtos ou serviço.

– Anúncio para aplicativos:

Voltado para que aplicativos pagos sejam divulgados no Google Play, e também no Google Search, rede display e YouTube. É um anúncio configurado automaticamente pelo próprio Google ADS que é universal.

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Entenda os principais objetivos do Google ADS

  • Anúncio do produto ou serviço para quem pesquisa determinada palavra-chave no Google;
  • Aumento do tráfego pago;
  • Direcionamento da pessoa que pesquisa pelo Google Search para um negócio para a compra imediata do produto ou serviço;
  • Alavancamento das vendas a curto prazo;
  • Resultados imediatos.

SEO e Google ADS, entenda a diferença

Além de fazerem parte de SEM e utilizarem palavras-chaves de maneira estratégica no maior buscador do mundo para levar mais tráfego para os negócios, aumentando a chance de vendas e conversões, não há muitas semelhanças.

Contudo, há diversas diferenças que vão desde o objetivo de cada até ao tempo de retorno do que foi investido. Confira:

– Diferença é visível na SERP

Chegou a hora de dar uma olhada na página de resultado de pesquisa do maior buscador. Ela começa e termina em resultados que são links patrocinados e que são produzidos via Google ADS. Então só depois é exibido os resultados do canal orgânico, que já envolve o SEO.

– Tipos de Tráfego

Quando há investimento no SEO, os resultados podem surgir a médio ou longo prazo, isso porque ele envolve indexação e ranqueamento do Google para que possa haver posicionamento das páginas entre os primeiros resultados da busca orgânica. E isso demanda mais tempo do que criar campanhas de anúncios online.

Já nas campanhas de Google ADS, o seu investimento é o tráfego pago, afinal foi preciso comprar Keywords (palavras-chaves) estratégicas para o seu negócio, e através disso, configuramos e segmentamos o público-alvo dos anúncios online que são exibidos na SERP para a atração dos usuários do Google e levá-los para o seu negócio.

Prazo para o retorno do investimento

SEO é um processo complexo de otimização de sites para buscadores, portanto os resultados são a longo prazo e do Google ADS são a curto prazo, como citamos acima.

Afinal uma campanha de link patrocinado não precisa ser indexada nas páginas pelo buscador e independe dos fatores de ranqueamento do Google.

Investimento

Google ADS e SEO: Qual é o melhor para o seu negócio?

Tudo depende dos seus objetivos e resultados esperados, mas o ideal é que você construa uma estratégia de SEM que reúna SEO e Google ADS.

Porém, se o seu orçamento está limitado e você precisava alavancar a suas vendas para ontem, investir no Google ADS é um bom começo já que seu retorno é mais rápido que o do SEO.

Esperamos que tenha esclarecido as suas dúvidas sobre esses dois meios de divulgação. Então, se você curtiu o texto, compartilha com os seus amigos e qualquer dúvida deixe nos comentários.

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