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A importância de melhorar a experiência do usuário – UX

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Hoje tudo que fazemos principalmente no meio online é uma experiência, tanto para nós meros usuários, quanto para quem está por trás estudando todos os nossos movimentos. Afinal como aquele botão de finalizar compra está tão em destaque que você não vai conseguir resistir? Isso faz parte da experiência do usuário e de todo um estudo feito.

Mas para começar, experiência do usuário vem da sigla UX que significa em inglês User Experience. Um termo que começou ser muito utilizado nos dias de hoje. O profissional especializado em UX, seja ele designer ou programador ele é um dos responsáveis por inovar a forma de como sua empresa, produto ou marca vai se apresentar ao mercado, transformando a experiência do seu consumidor em algo único.

A experiência do usuário está na nossa rotina e você utiliza sem nem perceber, quer exemplos? Nossos smartphones possuem botões em lugares estratégicos ou leitores de impressões digitais posicionados mais próximos da base do telefone, tudo isso para facilitar a sua usabilidade.

Onde surgiu o termo UX?

Foi Don Dorman, na época que trabalhava na Apple, nos anos 90, quem popularizou esse termo. Este termo foi poupularizado na mesma época em que Jakob Nielsen escreveu as 10 Heurísticas de usuabilidade.

Sendo assim, reforçamos que Experiência do Usuário são as emoções na utilização de um produto, sistema ou serviço. Ou seja, estamos falando de aspectos práticos, experienciais, significativos e valiosos de interação.

A Experiência do Usuário existirá em tudo e em qualquer lugar (SIM), sendo ela boa ou ruim. Podemos citar um exemplo:

Temos certeza absoluta que você se lembra daquele seu celular antigo, onde a câmera não tinha aquele foco perfeito na hora de tirar selfie, que só travava e geralmente nas horas mais importantes, além de ser um terror para tirar um print.

Viu, apostamos que a sua experiência como usuário não era maravilhosa, porém ainda assim existia um profissional de UX envolvido.

Portanto, a Experiência do Usuário não está presa somente a produtos digitais, está em tudo. Desde o design de uma escova de dente, sim, a forma que ela vai se encaixar na sua mão, como as cerdas serão e para qual finalidade. Dessa forma, também pode estar presente no volante do carro, que pode ter regulagem de altura e até um e-commerce que pode ter vários botões para você finalizar a compra. Um campo fácil para você inserir seu CEP e já saber qual vai ser o valor total que você irá gastar, tudo isso é Experiência do Usuário.

Por que melhorar a experiência do usuário?

Então vamos do princípio: o objetivo principal da experiência do usuário é ganhar mais dinheiro. Afinal você está melhorando um processo que antes não era bom. Mas para isso as pessoas precisam gostar do seu produto e da experiência que ele vai proporcionar, pois consequentemente isso as torna divulgadoras da sua marca.

Assim, temos muitas empresas crescendo e que investem muito do seu orçamento em equipes que sejam especializadas em UX. Afinal se você não proporcionar uma Experiência de Usuário interessante e que prenda a atenção a sua empresa, produto ou serviço logo será substituída por outra que proporcione algo incrível para aquele cliente.

Temos um belo exemplo, Nubank, que é uma instituição financeira com o objetivo de facilitar demais a sua vida, sem aquelas burocracias chatas de banco. Eles possuem uma Experiência de Usuário extremamente objetiva e intuitiva, fazendo com que você resolva tudo que precisa pelo aplicativo, sem precisar enfrentar horas na fila de uma agência.

Como gerar uma melhor Experiência do usuário?

Já que você entendeu que é importante melhorar a Experiência do Usuário, agora vamos falar de como torná-la a mais agradável possível.

– Tenha mais que um canal de atendimento: afinal ter somente um canal de atendimento é ter um usuário insatisfeito caso não consiga falar com você.

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– Pós-venda é primordial: não adianta atender o cliente super bem, gerar uma experiência incrível se o seu pós-venda é falho. Sendo assim você precisa que o seu processo de pré-venda, venda e pós-venda tenha uma linearidade e que todos sejam executados com excelência.

– Aprenda escutar feedback do seu usuário: sabemos que muitas vezes ouvir alguma crítica é difícil. Mas você está fazendo aquilo para o seu público e não para você. Então aprenda a escutar os feedbacks e absorvê-los de forma que se torne construtivo.

Qual é a utilidade de melhorar a Experiência do Usuário?

Essa é muito fácil responder, mas vamos listar alguns motivos se você ainda não se convenceu que Experiência do Usuário é algo imprescindível:

– Diminui a taxa de rejeição: se você oferecer uma experiência incrível dificilmente ele vai deixar de usar o seu produto. Pelo contrário ele usará por mais tempo.

– Ótima oportunidade para ter a lealdade do seu cliente: fazer compras online é sinônimo de praticidade. Porém seu público só vai comprar quando se sentir confortável e seguro. Então proporciona uma experiência incrível para que ele se torne leal ao seu negócio.

– Fechar uma venda: muitas pessoas abandonam seus carrinhos pois se perderam no meio do caminho de finalização da compra ou acharam muito difícil e a insegurança bateu. Com a Experiência do Usuário você pode aumentar suas vendas já que tudo é pra ser sensitivo e para facilitar o processo de compra do seu público.

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Conclusão

Então finalmente, entendemos que Experiência do Usuário é o que uma pessoa sente durante o processo ao utilizar um produto. Por isso, a experiência do usuário é essencial para deixá-lo satisfeito e principalmente para fidelizá-lo ao seu negócio. Afinal, um usuário satisfeito com o seu produto se torna divulgador da sua marca gratuitamente, se você precisar agir de muitas maneiras.

E aí pessoal, gostou de saber o que é Experiência do Usuário? Deixe o seu comentário aqui embaixo. Se tiver alguma sugestão de novos temas mande pra gente, afinal a gente adora tirar dúvidas em forma de texto.

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