Se falarmos pra você que podemos usar o Google Maps para uma estratégia de marketing digital para a sua empresa você acreditaria? O assunto de hoje é exatamente isso, vamos te mostrar que o marketing está em todo lugar. Certamente podemos divulgar nossa empresa, negócio ou nome em qualquer lugar.
O que é Google Maps?
O Google Maps é uma ferramenta que busca aumentar a visibilidade de empresas locais por meio de pesquisas e geolocalização. Pois ajuda muito nas estratégias de divulgação, promoção e relacionamento com clientes. Portanto tendo prioridade nas buscas locais, o que o torna uma poderosa ferramenta de SEO.
Em pesquisas realizadas no site Think With Google, 76% das buscas realizadas em smartphones são voltadas para serviços locais. Aliás, segundo uma pesquisa divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 97% dos brasileiros procuram por informações na internet antes de fazer compras em lojas físicas.
Para organizar tudo isso partimos do Google Meu Negócio que é o responsável por gerenciar toda essa informação. Além de ser uma mão na roda na hora de você gerir seu comércio local, o Google disponibiliza essa ferramenta 100% gratuita que auxilia muito na divulgação.
Além do fato de o Google Maps ser o serviço de geolocalização mais utilizado no mundo, vários outros aplicativos, como Waze e Facebook, o utilizam em suas plataformas. E o melhor de tudo é que você não paga nada para aparecer!
Mas não ficamos apenas na superfície, indo mais afundo todos os resultados que o aplicativo pode entregar como:
- Endereço
- Fotos da fachada
- Telefone para contato
- Horário de funcionamento
- Site
São entregues em primeira mão nos resultados de pesquisa, mostrando um grande destaque ao usuário. Além de tudo isso conta com um sistema de avaliação integrado que pode mostrar e comprovar como o seu negócio é visto localmente pelos clientes. Tudo isso sem precisar sair do ranking de pesquisa.
Porque investir nesse tipo de estratégia ?
Com o passar dos anos o marketing foi evoluindo e novas maneiras de mostrar sua marca foram surgindo e o Marketing Local não é diferente disso. Tudo se resumia a flyers, anúncios em outdoors, comerciais em mídias regionais, mala direta e as clássicas páginas amarelas dos catálogos.
Continuam sendo ótimas ferramentas e ainda se é criado estratégias para cada uma dessas opções. Portanto não podemos deixar de lado que a maneira de se buscar a informação também tem mudado e precisamos correr atrás e nos aperfeiçoar.
Dizer que você é uma empresa e não estar no Google parece difícil de se acreditar, então estar cadastrado se tornou uma obrigação para qualquer empresa que deseja ser encontrada por seus consumidores.
Já somos mais de 3,9 bilhões de usuários de internet móvel no mundo todo e mais da metade do tráfego da internet é dominado por esses aparelhos, segundo o portal alemão Statista. Sendo assim, não há o que discutir, sua empresa deve ter presença online!
Como rankear melhor nas buscas?
A maior vantagem de fazer Marketing no Google Maps é que, independentemente da sua posição, você estará sempre rankeando bem. Entretanto, algumas sugestões podem ajudar a ter resultados ainda melhores. Confira!
Use e abuse da descrição
Os detalhes da empresa, como a área do negócio, endereço, horários de atendimento, site e ofertas principais, também têm impacto no rankeamento. Preencha o máximo de informações que puder.
O Google optou por recursos como uma lista de atributos — como estacionamento, wi-fi, área para crianças, entre outros — e uma ferramenta de postagens.
Qualidade na imagem
Por meio do seu serviço Street View, o Google disponibiliza uma visão panorâmica da fachada do seu estabelecimento mas isso não é o suficiente — muitos locais as imagens capturadas pelo serviço ainda são muito antigas. Adicionar fotos da sua empresa, que sejam relevantes para o seu público no momento da busca é muito importante.
Você também pode adicionar fotos para criar um tour por dentro do seu estabelecimento e tornar visível pelo próprio Street View, assim o usuário pode navegar pelo mesmo e conhecer melhor seu negócio antes mesmo de estar lá.
Avaliações
As pessoas tendem a confiar muito mais no relato de outras pessoas do que nas declarações de uma empresa, e o Google, por sua vez, oferece uma ferramenta extremamente transparente para isso.
Você pode pedir pessoalmente aos seus consumidores para deixarem uma avaliação no Google Maps, entretanto, há também a possibilidade de enviar notificações aos usuários, logo após o check-out, convidando-os a deixar uma nota e um comentário sobre o serviço.
Esclareça as dúvidas dos usuários prontamente, admita possíveis erros, agradeça pelos elogios e use todas essas informações para aumentar a qualidade do seu atendimento quanto mais comentários e maior a avaliação, melhor será a sua posição no ranking de pesquisa local.
Essas são algumas opções que podemos usar dentre outras que o Google Maps pode nos entregar. O Local Guide – programa do google para usuários avaliarem locais que estiveram – também é uma ferramenta para ficar de olho até mesmo no meio de suas avaliações, por serem usuários bem avaliados e de grandes opiniões.
Agora você já sabe como utilizar o Google Maps como estratégia de marketing para atrair seu público. Para isso é importante manter as suas informações atualizadas, alimentar comentários e avaliações positivas e garantir uma apresentação visual de qualidade, para estar sempre no caminho do seu consumidor e assim alcançar um bom ranqueamento na busca local.
E não esqueça de após essa leitura correr até o google e pesquisar por Agência Loopa e deixar aquelas 5 estrelas. Então deixe seu comentário sobre nosso grande trabalho e em como podemos te ajudar ou qual tema gostaria de ler por aqui.