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Como usar o Google Maps em sua estratégia de marketing digital ?

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Se falarmos pra você que podemos usar o Google Maps para uma estratégia de marketing digital para a sua empresa você acreditaria? O assunto de hoje é exatamente isso, vamos te mostrar que o marketing está em todo lugar. Certamente podemos divulgar nossa empresa, negócio ou nome em qualquer lugar.

Smartphone-Google-Maps

O que é Google Maps?

O Google Maps é uma ferramenta que busca aumentar a visibilidade de empresas locais por meio de pesquisas e geolocalização. Pois ajuda muito nas estratégias de divulgação, promoção e relacionamento com clientes. Portanto tendo prioridade nas buscas locais, o que o torna uma poderosa ferramenta de SEO.

Em pesquisas realizadas no site Think With Google, 76% das buscas realizadas em smartphones são voltadas para serviços locais. Aliás, segundo uma pesquisa divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 97% dos brasileiros procuram por informações na internet antes de fazer compras em lojas físicas.

Para organizar tudo isso partimos do Google Meu Negócio que é o responsável por gerenciar toda essa informação. Além de ser uma mão na roda na hora de você gerir seu comércio local, o Google disponibiliza essa ferramenta 100% gratuita que auxilia muito na divulgação.

Logo-Google-Meu-Negócio

Além do fato de o Google Maps ser o serviço de geolocalização mais utilizado no mundo, vários outros aplicativos, como Waze e Facebook, o utilizam em suas plataformas. E o melhor de tudo é que você não paga nada para aparecer!

Mas não ficamos apenas na superfície, indo mais afundo todos os resultados que o aplicativo pode entregar como:

  • Endereço
  • Fotos da fachada
  • Telefone para contato
  • Horário de funcionamento
  • Site

São entregues em primeira mão nos resultados de pesquisa, mostrando um grande destaque ao usuário. Além de tudo isso conta com um sistema de avaliação integrado que pode mostrar e comprovar como o seu negócio é visto localmente pelos clientes. Tudo isso sem precisar sair do ranking de pesquisa.

Perfil-Loopa-Maps

Porque investir nesse tipo de estratégia ?

Com o passar dos anos o marketing foi evoluindo e novas maneiras de mostrar sua marca foram surgindo e o Marketing Local não é diferente disso. Tudo se resumia a flyers, anúncios em outdoors, comerciais em mídias regionais, mala direta e as clássicas páginas amarelas dos catálogos.

Continuam sendo ótimas ferramentas e ainda se é criado estratégias para cada uma dessas opções. Portanto não podemos deixar de lado que a maneira de se buscar a informação também tem mudado e precisamos correr atrás e nos aperfeiçoar.

Dizer que você é uma empresa e não estar no Google parece difícil de se acreditar, então estar cadastrado se tornou uma obrigação para qualquer empresa que deseja ser encontrada por seus consumidores.

Pesquisa-Palavra-chave

Já somos mais de 3,9 bilhões de usuários de internet móvel no mundo todo e mais da metade do tráfego da internet é dominado por esses aparelhos, segundo o portal alemão Statista. Sendo assim, não há o que discutir, sua empresa deve ter presença online!

Como rankear melhor nas buscas?

A maior vantagem de fazer Marketing no Google Maps é que, independentemente da sua posição, você estará sempre rankeando bem. Entretanto, algumas sugestões podem ajudar a ter resultados ainda melhores. Confira!

Use e abuse da descrição

Os detalhes da empresa, como a área do negócio, endereço, horários de atendimento, site e ofertas principais, também têm impacto no rankeamento.  Preencha o máximo de informações que puder.

O Google optou por recursos como uma lista de atributos — como estacionamento, wi-fi, área para crianças, entre outros — e uma ferramenta de postagens.

Qualidade na imagem

Por meio do seu serviço Street View, o Google disponibiliza uma visão panorâmica da fachada do seu estabelecimento mas isso não é o suficiente — muitos locais as imagens capturadas pelo serviço ainda são muito antigas. Adicionar fotos da sua empresa, que sejam relevantes para o seu público no momento da busca é muito importante.

Você também pode adicionar fotos para criar um tour por dentro do seu estabelecimento e tornar visível pelo próprio Street View, assim o usuário pode navegar pelo mesmo e conhecer melhor seu negócio antes mesmo de estar lá.

Avaliações

As pessoas tendem a confiar muito mais no relato de outras pessoas do que nas declarações de uma empresa, e o Google, por sua vez, oferece uma ferramenta extremamente transparente para isso.

Você pode pedir pessoalmente aos seus consumidores para deixarem uma avaliação no Google Maps, entretanto, há também a possibilidade de enviar notificações aos usuários, logo após o check-out, convidando-os a deixar uma nota e um comentário sobre o serviço.

Esclareça as dúvidas dos usuários prontamente, admita possíveis erros, agradeça pelos elogios e use todas essas informações para aumentar a qualidade do seu atendimento quanto mais comentários e maior a avaliação, melhor será a sua posição no ranking de pesquisa local.

Essas são algumas opções que podemos usar dentre outras que o Google Maps pode nos entregar. O Local Guide – programa do google para usuários avaliarem locais que estiveram – também é uma ferramenta para ficar de olho até mesmo no meio de suas avaliações, por serem usuários bem avaliados e de grandes opiniões. 

Agora você já sabe como utilizar o Google Maps como estratégia de marketing para atrair seu público. Para isso é importante manter as suas informações atualizadas, alimentar comentários e avaliações positivas e garantir uma apresentação visual de qualidade, para estar sempre no caminho do seu consumidor e assim alcançar um bom ranqueamento na busca local.

E não esqueça de após essa leitura correr até o google e pesquisar por Agência Loopa e deixar aquelas 5 estrelas. Então deixe seu comentário sobre nosso grande trabalho e em como podemos te ajudar ou qual tema gostaria de ler por aqui.

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