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WhatsApp Business – Como usar de maneira correta a ferramenta?

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O WhatsApp Business é a versão voltada para empresas, visando trazer uma maior facilidade na comunicação com os clientes.

O aplicativo ainda possibilita que você construa uma vitrine para exibir todos os produtos, ainda pode aplicar rótulos para conseguir organizar seus contatos ou até as conversas, além de conseguir fazer a programação de uma mensagem automática e muitos outros recursos.

Quer saber tudo sobre o WhatsApp Business, continue a leitura.

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Entenda o que é e como funciona o WhatsApp Business

Ele é uma ferramenta gratuita que foi criada pelo próprio WhatsApp e que pode ser usada no seu navegador web, iOS e Android.

É válido ressaltar que o WhatsApp Business é um aplicativo separado do WhatsApp, sendo assim as contas usadas em cada serviço não se misturam.

Além disso, é um aplicativo voltado totalmente para negócios, com um maior foco em micro e pequenas empresas proporcionando uma facilidade da interação entre empresa e público, por isso o número de funções é maior e mais organizado, já que o objetivo é otimizar o uso.

Confira as principais diferentes entre o WhatsApp Business e o WhatsApp

Quando olhamos de primeira os dois aplicativos se parecem muito, a interface dos dois é a mesma.

Porém, somente no WhatsApp Business que o dono da empresa possui acesso a diversos recursos de comunicação entre o seu negócio e o público, um dos recursos mais conhecidos é a resposta automática, que é uma mensagem pré-configurada pelo usuário sempre que o cliente entrar em contato pela primeira vez.

Outro diferencial é que alguns perfis do WhatsApp Business podem possuir um selo de verificação ao lado do nome da conta, apontando que aquele perfil é comercial.

Além disso, o administrador consegue inserir mais informações, como ramo de atuação, endereço, e-mail, site e outras coisas que podem te auxiliar e aumentar a credibilidade da sua conta de negócios.

Aprenda como fazer o download do WhatsApp Business

Ele pode ser baixado no Android ou iPhone e para diferenciá-lo existe um “B” na versão Business, então é muito fácil de achar. Vamos ao passo a passo:

  1. Abra o Google Play Store ou App Store;
  2. Pesquise por WhatsApp Business;
  3. Aperte em instalar na versão Android ou Obter na versão iPhone;
  4. Espere a conclusão do download e abra o aplicativo.

Mas como usar o WhatsApp Business?

O momento de configuração é muito similar ao do WhatsApp, você precisará informar um número de celular, validar ele através de um código que será enviado por SMS e pronto, você poderá agora personalizar o seu perfil.

Porém, é preciso ficar atento qual é o número que você digitou no momento do cadastro, pois se esse número tiver conectado com o seu pessoal, todas as conversas serão transferidas para o WhatsApp Business.

É possível usar os dois aplicativos no mesmo celular? A resposta é Sim, mas é preciso que os dois números sejam diferentes, já que não é permitido vincular o mesmo número no WhatsApp pessoal e no Business.

Conheça os 8 recursos disponíveis do WhatsApp Business

1 – Perfil Comercial

O perfil empresarial do WhatsApp Business aceita que você inclua muitas informações, como o nome da sua empresa, horários de funcionamento, segmento de atuação, endereço físico ou virtual e uma breve descrição sobre o que é o seu negócio.

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Quanto mais atualizados esses dados estiverem, melhor para o seu negócio e para os seus clientes.

2 – Repostas Rápidas

Essa configuração permite que assim que o cliente te mandar uma mensagem uma resposta automática seja enviada imediatamente. Você pode configurar respostas rápidas para perguntas que são sempre realizadas pelos seus clientes.

Para criar basta ir às configurações da sua conta e utilizar o comando “/” para escolher qual enviar.

3 – Mensagens Automáticas

Ainda no âmbito mensagens, no WhatsApp Business existe uma outra funcionalidade bem parecida com as respostas rápidas, mas que funciona como um bot automático.

São as mensagens automáticas que são enviadas assim que um cliente enviar uma frase ou palavra específicas, fazendo com que haja a ativação do texto pré-definido.

As mensagens podem ser de boas-vindas, maneiras de pagamento, preços dos produtos ou até um aviso justificando a sua ausência, além disso, você também pode adicionar emojis trazendo a sensação de mais proximidade com os seus clientes.

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4 – Rótulos ou Etiquetas

Pensando na organização uma das funções do WhatsApp Business são os rótulos, que também podem ser chamados de etiquetas e elas servem para você conseguir catalogar da maneira que você preferir.

O próprio WhatsApp Business facilita o trabalho e disponibiliza alguns rótulos, porém você pode personalizar as etiquetas da maneira que achar necessário para o seu negócio.

5 – Catálogo de produtos

Para fazer com que o cliente fique dentro do WhatsApp Business e não perca o foco, você pode criar também um catálogo de produtos ou serviços que são oferecidos pelo seu negócio.

Você pode colocar descrição e preço nos produtos ou serviços, além disso tudo pode ser compartilhado com o seu público pelo botão de enviar arquivos.

6 – Link curto

O link curto no WhatsApp Business tem como finalidade facilitar o contato entre o seu negócio e os clientes, o link é gerado de maneira automática assim que você cria o perfil comercial na plataforma.

Dessa maneira, você pode compartilhar um link fácil para os seus clientes mandarem mensagem e assim iniciar uma conversa direta no aplicativo.

7 – Lista de transmissão

Através dessa lista você também pode enviar uma mensagem para diversas pessoas simultaneamente no WhatsApp Business.

Esse recurso pode te ajudar nas divulgações de ofertas, promoções e até a chegada de novos produtos.

Porém, é válido lembrar que este é um recurso que precisa ser utilizado com muito cuidado, já que o aplicativo consegue detectar spams que possam atrapalhar os outros usuários e assim você pode perder a sua conta comercial.

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8 – Estatísticas

Através das estatísticas e análises fornecidas pelo WhatsApp Business você consegue analisar o alcance e engajamento do seu negócio com os seus clientes.

Além disso, é possível verificar quantas mensagens foram enviadas através do seu perfil e quantas foram entregues e lidas pelos usuários.

Viu como é fácil ter um WhatsApp Business para o seu negócio? Basta seguir essas dicas e pronto o seu negócio terá mais um lugar de destaque, além de estreitar ainda mais o seu relacionamento com o seu cliente.

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